Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Domingueiras XXVIII – “Uma nova (?) Semana histórica!”. Por Sérgio Guerra

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Sergio_Guerra2

Estamos entrando em nova “Semana Histórica”, visto que se espera, enfim, a “abertura de inquérito pelo Supremo Tribunal Federal”, STF, contra o presidente golpista Michel Temer, a esta altura “mais sujo do que pau de galinheiro”, na rica expressão popular.

Entrementes, como precisamos ficar desconfiados com estes chavões da grande mídia, vale lembrar que, apesar de tudo o que foi apontado, confirmado e revelado pelas investigações do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, sobre os caixas da “Campanha Eleitoral de 2014”, este mesmo órgão da justiça (?) considerou a chapa Dilma e principalmente, Temer, posto que ela já foi cassada, “inocente”.

Deste modo, como o processo de julgamento do presidente golpista e interino, depende de aprovação de 2/3 da Câmara dos Deputados, ainda sob seu controle e de seus “aliados”, que alguns já chamam de “cúmplices”, posto que uma grande parte des seus membros, e um número cada vez maior, bem como dos senadores e até ministros, se encontram também citados, na “Lava Jato”, além de outros episódios e outras operações similares que estão a abrir as várias caixas, seja 1, 2, 3 ou…, do “financiamento” das campanhas e até do exercício dos cargos e mandatos. Haja vista a “aposentadoria de R$ 500.000,00 semanais, durante 25 ou 30 anos, a combinar”, denunciados, filmados e gravados pelo “Esquema Joesley, já conhecido também como “Safadão”.

Vale lembrar que em novo depoimento, desta semana, ao STF, o “Safadão”, abriu o verbo e não só ampliou as denúncias, como coloriu em tinturas mais fortes, inclusive avançando em cima de Lula/Dilma e o próprio Temer, a quem denominou de “chefe da maior organização criminosa do país, sediada no Planalto”, o que lhe valeu em troca vários xingamentos do próprio presidente interino e golpista. Somente este grau de acirramentos dos impropérios já indica o grau de intensidade do estado de espírito dos envolvidos.

Por outro lado, esta “semana histórica” deve ser importantíssima, quiçá, definitiva para o ex-presidenciável, Aécio Neves, visto que após ter boa parte da família presa, em vários episódios do esquema denunciado pelo Joesley, o Safadão, que esta semana passada aumentou o tom das “delações premiadas”, desta vez envolvendo bilhões de dólares, nos EUA, que parece ser, cada vez mais, o destino da “famiglia” Batista, que deverá transferir para lá a sede das empresas e dos grupos formadores, desta vez sem nenhuma dúvida, da “maior empresa de proteína animal do mundo”.

Já derrotado na sua tentativa de transferir seu julgamento da turma específica para o Pleno do STF, Aécio parece estar com muitas preocupações deste Tribunal que pode lhe tomar o mandato, o prestígio, a carreira política e a até mesmo a própria liberdade, enfim. Mas, como neste país tropical, nada parece ser muito confiável, pessoalmente, eu não duvido que possa “acontecer de um tudo, inclusive nada…”.

Enquanto isto, um novo dilema, ou “novela”, ocupa os espaços da mídia, o “caso do homem da mala”, principalmente, porque a sua prisão, e esperada “delação premiada” atinge diretamente o seu chefe, o presidente golpista e interino, Michel Temer, conforme denúncia, filmada e gravada pelo Joesley, o “Safadão”. Resta saber quanto tempo o “assessor presidencial” resistirá, apesar de ter contratado um advogado “especialista em não delação”, pois até isto tem no Brasil de agora, advogados especialistas em “delação” e em “não delação”. Assim, “denunciará ou não?”. A maioria acredita que é só questão de tempo. Só nos resta aguardar o desenrolar dos fatos, nesta nova “semana histórica”.

Sérgio Guerra
Licenciado, Mestre e Doutor em História
Professor Adjunto da UNEB,.DCH1 Salvador.
Conselheiro Estadual de Educação – BA.
Colunista Político Semanal do Portal Mais Bahia.

Presidente do Instituto Ze Olivio  IZO
Cronista do site “Memorias do Bar Quintal do Raso da Catarina”.
Compartilhar:

Mais lidas