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Do Orun ao Aiyê: confira a história de um casal de empreendedores pretos que tem feito sucesso na Bahia
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Sex, 07 de Junho de 2024 00:45

Do_Orun_ao_AiyeNa mitologia Iorubá, os orixás Oxum e Oxóssi viveram uma grande história de amor que resultou em uma parceria admirada e cultuada por praticantes e simpatizantes das religiões de matrizes africanas até os dias atuais. Dessa união dos rios com as matas,elementos que representam as duas entidades, nasceu Logun Edé, orixá da riqueza e da fartura. E foi do Orun ao Aiyê, expressão que pode ser traduzida como “do céu à terra”, que a história de amor dos Orixás inspirou um encontro na Bahia de Todos-os-Santos.

 

A jornalista, pedagoga e filha de Oxum, Iele Portugal, e o design e filho de Oxóssi, Pablo Santos, se conheceram no ano de 2010 e se casaram em 2015, em Salvador. Unidos pelos mesmos ideais, o casal compartilha, desde o início do relacionamento, os saberes e vivências da rotina do candomblé e na militância do movimento negro. No entanto, foi através da moda e do empreendedorismo que os soteropolitanos encontraram uma maneira de dividir esses ideais com o mundo.

Assim, em 2012, o casal estruturou a Blackpim, uma empresa que visa a criação de produtos que vão desde camisas 100% algodão, mochilas em tecido cru até adesivos e acessórios, trazendo as representações do panteão africano como identidade característica dos seus produtos, propagando a mensagem do casal por meio de frases e ensinamentos ancestrais que exaltam a identidade afro-baiana, o fortalecimento das suas crenças e o combate ao racismo e à intolerância religiosa.

“Na Blackpim, acreditamos que a moda pode ser mais do que uma declaração de estilo; pode ser uma declaração de igualdade. As nossas estratégias perpassam pela exaltação da nossa Ancestralidade a partir das nossas experiências e vivências em Comunidades Tradicionais no Candomblé. Cada costura, cada linha, é um lembrete do nosso compromisso em combater o racismo em todas as suas formas. Nossas peças não apenas adornam corpos, elas carregam uma mensagem de união, diversidade e respeito”, pontua Iele.

A sintonia do casal deu tão certo e, em 2019, a família de duas pessoas passou a ser três com a chegada do primeiro filho, chamado de Benjamin. Iele e Pablo contam que a jornada se tornou ainda mais intensa, afinal, seria preciso pensar em uma estrutura familiar que abraçasse as necessidades de uma criança, ensinando-a os saberes e ideias ligados a vivência em que ela estaria inserida. Essa realidade também foi refletida nos negócios, com a adoção de produtos voltados para os ensinamentos e empoderamento desde os primeiros anos de vida.

“Criar um menino preto tem sido uma experiência repleta de desafios e, ao mesmo tempo, de profundas realizações. Desde cedo, fomos confrontados com a dura realidade de que o mundo pode ser um lugar injusto e desafiador para crianças negras. Enfrentamos preconceitos e estereótipos, e tivemos que nos preparar para proteger e empoderar nosso filho contra essas adversidades”, afirma Iele.

A jornalista destaca que sua missão é ensinar o filho a amar sua pele, seu cabelo e sua herança cultural a cada dia. “Mostrar a ele que ele é valioso, inteligente e cheio de potencial, apesar das mensagens contrárias que ele pode receber da sociedade, foi e continua sendo uma tarefa essencial e contínua”, destaca.

Pablo Santos afirma que foi a partir deste contexto que o casal decidiu transformar esses desafios em algo positivo e inspirador. “Nosso filho, com sua alegria, curiosidade e criatividade, tornou-se a fonte de inspiração para uma série de moda infantil da Blackpim. Ele não é somente um personagem mas também um criador. Os personagens são heróis, exploradores, sonhadores – eles são tudo o que nossos filhos podem e devem ser”, aponta Pablo.

Um olhar especial para o Dia dos Namorados

Com um negócio que externa prosperidade, os empreendedores decidiram celebrar o amor e a união de mais de 14 anos que os mantém. Assim, foi criada uma campanha especial para o Dia dos Namorados, intitulada de O amor e os orixás. A ação apresenta peças criadas pensando na essência dos orixás com legendas sobre a histórias de amor como a de Oxum e Oxóssi, Iansã e Xangô, e a do próprio casal de empreendedores.

“A campanha foi criada para celebrar o amor em suas diversas nuances e formas. Celebrar o amor do sagrado, o amor pela fé, o amor pelas nossas realizações e, acima de tudo, o nosso amor enquanto casal e família”, finaliza Iele.

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Última atualização em Sex, 07 de Junho de 2024 08:54
 

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