Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Um forte abraço e Feliz Aniversário meu amigo e poeta Jorge Portugal!! Por Paulo Gomes

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Paulo_Gomes

Neste sábado, 5 de agosto, o educador, poeta, compositor e apresentador Jorge Portugal completa 61 anos. Com o professor aniversariante pude conviver com pessoas inesquecíveis naquelas terras do recôncavo baiano.

Nessas idas e vindas até Santo Amaro, pude me tornar amigo da família do nosso professor e de um ser especial com muita luz, a mãe do nosso poeta Jorge Portugal, de quem ouvia emocionantes histórias e lições de vida em inesquecíveis e saborosas conversas, naquela mesa aconchegante no pátio da casa. Puxa Dona Maria da Paz, quanta saudade e falta você faz.

Jorge Portugal é professor de Língua Portuguesa e Redação tendo idealizado projetos culturais e educativos como Aprovado, que virou programa de Televisão, Tô Sabendo, Circulador Cultural e Manuel Faustino, este último, batizado em homenagem a um dos líderes da Revolta dos Búzios. É também apresentador de programas educativos ligados à língua portuguesa, em emissoras de Rádio e TV de Salvador, este ano Portugal completa 42 anos em sala de aula.

Jorge Portugal estudou psicologia na Universidade Federal da Bahia, mas sua formação cultural e educacional começou bem antes. Os seus primeiros contatos com a música foram nas plantações de cana-de-açúcar da fazenda onde viveu até os dez anos de idade, onde ouvia os trabalhadores cantando chulas e sambas de roda. Aliado a essa experiência, assistia ao Novenário da Purificação, em homenagem à Padroeira de Santo Amaro. Participou também, como aluno de Teoria Musical, da Filarmônica Lira dos Artistas, regida pelo professor Miguel Lima, um de seus grandes mestres.

As ricas e diversas manifestações culturais do recôncavo baiano inspiram a obra de Jorge Portugal. No Centro Educacional Teodoro Sampaio, em Santo Amaro da Purificação, teve como professores de Língua Portuguesa e Literatura Nestor Oliveira e Jorge Montalvão que também se tornariam mestres lembrados em toda a sua trajetória. Se o amor pelas letras começou cedo, a afinidade com a música se desenvolveu já aos dez anos de idade, quando fez suas primeiras composições.

Conhecido pela autoria de composições que integram a memória dos baianos e dos brasileiros, como o estrondoso sucesso “A Massa”, em parceria com o cantor e compositor Raimundo Sodré, que completa este ano, no dia 23 de agosto, 37 anos do seu lançamento no Festival MPB 80 da Rede Globo. Em 1985 no Festival dos Festivais defendeu ao lado de Roberto Mendes, a música “Caribe, Calibre: Amor”. Em 1994, versos e músicas se materializaram no CD “Palavra”, que teve a primeira e única edição esgotada na noite de lançamento.

No mesmo ano do festival, Raimundo Sodré lançou o LP “A massa”, pela gravadora Polydor, no qual incluiu “A Massa”, “Menino triste”, “Vá pra casa esse menino, viu?”, “Coió de Anália” e “Resistência”, todas, parcerias de Jorge Portugal e Raimundo Sodré. Ainda nesse disco Sodré incluiu “Baião pisado” e “Brasileira, profissão sonhar”, ambas de autoria de Roberto Mendes, Raimundo Sodré e Jorge Portugal.

Em 1985, a cantora Tânia Alves interpretou “Amor de matar” (c/ Roberto Mendes) no disco “Tenda dos milagres”, trilha sonora da minissérie homônima da Rede Globo. No ano seguinte, Tânia Alves incluiu “Amor de matar” no disco “Dona de mim”, pela gravadora CBS.

Maria Bethânia obteve sucesso com as composições “A bela e o mar”, “Vida vã”, “Vila do adeus” e “Filosofia pura”, a última foi interpretada por Maria Bethânia em dueto com Gal Costa, todas as composições em parceria com Roberto Mendes.

No ano de 1999, Roberto Mendes lançou, pela gravadora Velas, o disco “Minha história”, do qual se destacou “Assim como ela é”, parceria com Jorge Portugal. Logo depois a mesma composição seria regravada por Ivete Sangalo num clipe em homenagem aos 450 anos de Salvador.

No ano 2000, Simone Moreno interpretou “Segredo” (parceria com Jorge Aragão).

Em 2002, Elba Ramalho regravou com grande sucesso sua composição “A massa”.

Em 2003 o grupo Exaltasamba regravou “A massa” no CD “Alegrando a massa”.

Entre seus compositores destacam-se a parceria com o cantor e compositor Lazzo Matumbi em “Alegria da Cidade”, musicas com o saudoso compositor e violonista Saul Barbosa e ainda o arranjador Roberto Mendes, com quem tem diversas parcerias gravadas por vários intérpretes.

É autor dos livros “Se Escola fosse Estádio e Educação fosse Copa…” a publicação é uma coletânea de ensaios reflexivos sobre ensino público de qualidade, questão racial, sociedade e cultura, dentre outros temas. E “Redação: assim é fácil”, entre outras publicações. Jorge Portugal lançou o poema-cartaz ‘Orixá’, feito em homenagem a Mãe Stella de Oxóssi.

Suas canções já foram interpretadas por artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Lazzo Matumbi, Tânia Alves, Elba Ramalho, Jorge Aragão, Maria Creuza e Ara Ketu, entre outros.

Desde o dia 6 de janeiro de 2015, Jorge Portugal é secretário de Cultura do Estado da Bahia.

Quem nasceu na Bahia, no coração do recôncavo, em Santo Amaro da Purificação e negro, continua tendo como fonte de inspiração as jaculatórias e o samba de roda, o oceano Atlântico e o rio Subaé, João Gilberto e mestre João do Boi, porquê A minha pele de ébano/ É a minha alma nua/ Espalhando a luz do sol/ Espelhando a luz da lua/ Tem a plumagem da noite/ E a liberdade da rua/ Minha pele é linguagem/ E a leitura é toda sua…

Um forte abraço e Feliz Aniversário meu amigo e poeta Jorge Portugal!!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *