Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Viva o São João da Bahia. Por Rosemberg Pinto

2 minutos de leituraModo Leitura
Rosemberg_Pinto

Até o final da década de 90, o São João era uma festa tímida na Bahia, com repercussão apenas em poucas cidades do interior como Amargosa, Senhor do Bonfim, Piritiba, Cruz das Almas, Itororó, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas.

A partir de 2002, com o presidente Lula, houve um grande investimento nesta área, em especial na Bahia. Conseguimos fazer com que a Petrobras compreendesse a importância do São João na Bahia. Com os patrocínios e a divulgação dos festejos juninos em todo o estado, o São João se tornou a maior festa da Bahia. O carnaval é a maior festa de Salvador. Da Bahia, o São João é a maior festa, do ponto de vista da participação popular e da importância para a economia baiana.

Ainda não conseguimos consolidar o forró pé de serra nos festejos. Ainda perdemos para estilos musicais nacionais, como o sertanejo, o pagode, mas estamos avançando a cada ano para que o São João fortaleça sua tradicionalidade, com música própria do São João. E os músicos baianos estão produzindo um forró de qualidade, antes só visto na Paraíba, Pernambuco ou Ceará.

E o governo do Estado tem apoiado bastante nesse sentido, através da Bahiatursa, com a contratação de grupos musicais. Esses apoios precisam ser mais seletivos, do ponto de vista da tradicionalidade. Sabemos que não é uma coisa fácil, até porque o público em geral ainda exige atrações muitas vezes desvinculadas dessa tradicionalidade.

De qualquer maneira, o São João é extremamente tradicional na Bahia e, com isso, tem retomado as suas expressões culturais voltadas para as famílias, para os encontros, para a paz.

Bom São João

Deputado Rosemberg Pinto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *