Salvador, 20 de September de 2020
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Cinema Drive-In do Goethe-Institut: confira programação da terceira semana de setembro
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cultura
Seg, 14 de Setembro de 2020 17:06

Na_Cidade_VaziaO “Cinema Drive-In do Goethe-Institut” apresenta a programação desta terceira semana de setembro: na quinta-feira, dia 17, seguindo na curadoria do NordesteLab – Plataforma de Articulação Audiovisual, será exibido o documentário “Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar” (Brasil, 2019), dirigido por Henrique Dantas, sobre Dorival Caymmi. Já na sexta-feira, dia 18, a escolha do filme vem da Casa de Angola na Bahia, primeira das instituições parceiras que passarão a compor a seleção da agenda, com o drama “Na Cidade Vazia” (Portugal/Angola, 2004), de Maria João Ganga, primeiro filme feito por uma mulher angolana, segundo feito em Angola após a guerra.

 

Realizadas no estacionamento do Goethe-Institut Salvador-Bahia, acessível pelo Vale do Canela, as sessões começam às 20h e os ingressos têm contribuição mínima de R$ 10 por veículo, onde podem estar até quatro pessoas, à venda em www.sympla.com/goethebahia. A receita arrecadada é doada a instituições sociais.

Dorival Caymmi foi o primeiro a cantar os Orixás e a introduzir o Tempo do Candomblé na música popular brasileira. Desafiou a própria morte ao se entregar nos braços de Iemanjá e, Obá de Xangô consagrado que era, não morreu: virou mar. É nessa linha poética que o novo documentário experimental em longa-metragem do diretor Henrique Dantas mergulha na vida do mais icônico compositor que a Bahia já produziu. “Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar” reúne depoimentos, lembranças e reflexões de artistas como Gilberto Gil, Tom Zé, Moraes Moreira, Mateus Aleluia, João Donato, Roberto Santana, Lucinha Mascarenhas, Letieres Leite, Lazzo, Jussara Silveira, Paloma Amado, Tiganá Santana, Arlete Soares, Adriana Calcanhotto, Solange Bernabó, BNegão, Marina De La Diva, Mãe Oyá Tundê, Gil Vicente Tavares, Lucas Santanna, Vitor Queiroz, Marielson Castro, Kleber Amâncio, pessoas que desfrutaram do privilégio de terem convivido com ele, com sua obra ou que regravaram suas músicas. O filme aborda conceitos presentes na vida e obra de Caymmi, recriados em poéticas praieiras concebidas a partir dos seus trabalhos de pintura e composição, e apresenta falas reveladoras do compositor, garimpadas em antigas entrevistas radiofônicas, nas quais ele mostra alguns de seus posicionamentos estéticos e políticos. No documentário, Caymmi é representado como uma maneira de ser, de existir, de pensar. Como se “dorivar” fosse um verbo que hoje o povo brasileiro precisasse urgentemente aprender a conjugar.

“Na Cidade Vazia” se passa em 1991, quando um grupo de crianças refugiadas de guerra, acompanhado por uma freira, segue num voo rumo a Luanda, capital de Angola. Ao chegar ao aeroporto, N’dala, um menino de 12 anos, consegue fugir do grupo e procura encontrar uma forma de voltar à sua aldeia, onde pretende reencontrar os pais, que estão mortos. Em sua jornada, entra em contato com diferentes personagens que, cada um a seu modo, experimentam as vivências da grande cidade, em meio à conturbada situação política de Angola e os efeitos da guerra para seus habitantes.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Regras de segurança – Todos os protocolos de segurança e saúde determinados pela Prefeitura de Salvador serão rigorosamente seguidos. A venda de ingressos será feita exclusivamente por meio digital, não sendo possível realizar compra no local. A conferência de ingresso se dará pela placa do veículo, não havendo contato físico para a entrada. O acesso de veículos se dará por ordem de chegada e eles serão posicionados com distância de 1,5m entre um e outro. Os ocupantes dos veículos devem obrigatoriamente estar utilizando máscaras, sendo impedido o acesso em caso de descumprimento, e devem permanecer dentro do carro durante toda a sessão. O uso de sanitários, que estarão com tapetes desinfetantes em seus acessos e que serão higienizados após cada utilização, será controlado através de conta no WhatsApp, obedecendo fila para liberação. Os usuários podem levar alimentos e bebidas, visto que não haverá comercialização no local. Os funcionários da casa serão testados para Covid-19 antes do início das operações, terão temperatura medida a cada sessão e estarão paramentados com macacão, luvas, máscaras e face shield.

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Noventa residentes já experimentaram esta oportunidade.

Cinema Drive-In do Goethe-Institut

17 de setembro (quinta-feira), 20h

“Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar” (2019), de Henrique Dantas

Documentário | 86 minutos | Brasil | Classificação indicativa: Livre

18 de setembro (sexta-feira), 20h

“Na Cidade Vazia” (2004), de Maria João Ganga

Drama | 90 minutos | Portugal/Angola | Classificação indicativa: 14 anos

Onde: Estacionamento do Goethe-Institut Salvador-Bahia

Acesso pelo Vale do Canela

Quanto: Contribuição mínima de R$ 10 por veículo [até 4 pessoas por veículo]

Vendas em: www.sympla.com/goethebahia

Lotação de 20 veículos

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.432Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.351Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.131Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.001Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.189Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.010Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Cocaina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?