Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
O Brasil pode ensinar a Fifa e o COI a fazer uma grande festa por Hermano Vianna
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cultura
Sáb, 10 de Agosto de 2013 18:35

Hermano_ViannaFicha que já deve ter caído “pra geral”: o slogan “saúde e educação no padrão Fifa” é bonitinho, mas ordinário. Vazio. Quem retuitou o meme, ou quem saiu para as ruas com essas palavras escritas na cartolina não deve saber realmente o que responder quando pergunto: o que é padrão Fifa?

Queremos dar banho de loja nos hospitais e escolas para transformá-los em espaços parecidos com o novo Maracanã e seu modelo de negócio caro/insustentável? Os professores serão patrocinados pela Nike? A “experiência de consumo” em lobby de uma UPA deve ter aquele cheirinho rico da sala de embarque para primeira classe da Cathay Pacific? (Continuo copiando Ballard.) E desculpa lançar pergunta mais complicada, que provavelmente não poderá ser respondida em 140 caracteres: estamos buscando que tipo de saúde e educação?

Gostei da brincadeira: você prefere sala de aula escurinha-frenética tipo Abercrombie (com inspetores de sunga na porta) ou mais chique-culta tipo Prada/Rem Koolhaas? Coloco apenas essas opções imaginando que CIEP de Oscar Niemeyer/Darcy Ribeiro não tenha o tal padrão Fifa. E os quartos da clínica médica serão parecidos com os de hotel-cassino-design de Las Vegas? Claro: conteúdo não importa, as pessoas vão ficar sábias ou curadas só pela imersão no jogo de branding (que pode gerar game exclusivo para Playstation da Sony ou filme-catástrofe de Hollywood). Afinal, qualquer mal-estar poderá diagnosticado como virose por ressonância magnética de última geração e o cliente sairá satisfeito do banho radioativo já com receita de antibiótico caríssimo. Os alunos que pagam maior mensalidade, ou os cadastrados no programa de fidelidade do cartão de crédito serão identificados por pulseirinhas VIPs, ou por Google Glasses que transmitirão mais informações também exclusivas (obviamente acompanhadas de publicidade).

Tanto faz se é HSBC Arena, HSBC High School ou HSBC Hospital. Tudo é entretenimento. Melhor assim: nem os médicos nem os professores entendem essa generation. Só sabem que pacientes/estudantes querem comprar o ingresso que dá acesso ao multiplex preguiçoso que chamamos de boa vida.

Você pode retrucar que estou levando as coisas muito “ao pé da letra”, que na verdade o que as pessoas pedem é que saúde e educação sejam tratadas pelos governos com verba, seriedade e atenção que são dedicadas à construção dos estádios. Sobre seriedade e atenção: torço para que daqui a dois anos as escolas e hospitais do padrão Fifa não estejam caindo como o Engenhão. Sobre verbas: já conversei com inúmeras diretoras de escolas públicas (sim, eram baianas, piauienses, gaúchas, paraibanas, todas mulheres incríveis, totalmente dedicadas a seus trabalhos) que me falaram que o problema não é realmente dinheiro, mas o repasse e a administração desse dinheiro, além da coragem na aplicação de projetos pedagógicos inovadores (para ninguém dizer que não falei de homens: cito José Pacheco, o português da Escola da Ponte, que agora está no Brasil e em todas as entrevistas reverencia nossos grandes pedagogos, começando por Paulo Freire; cito também, novamente, Nelson Pretto, que no “Esquenta!” deste domingo falará: “A gente precisa de mais dinheiro para uma outra educação, uma educação do compartilhar — e, enquanto o dinheiro não vem, temos que inventar um jeito valente de trocar o ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’ para ‘farinha pouca, pirão para todo mundo’”).

Dito isso, devo declarar (vai parecer contraditório, mas não é): sou convictamente a favor da realização da Copa e das Olimpíadas por aqui. Gosto de grandes festas, que podem ou não consumir muito dinheiro. Já escrevi nesta coluna: o Brasil tem talento para fazer festas, poderia se especializar nisto: alegrar o mundo. Não concordo que para festejar precisamos primeiro ser educados, saudáveis e ricos (seria como decretar: “orgasmos só depois da Revolução!”). Festa boa educa. Festa boa é vitamina. Não estou nem falando de economia da festa, dos empregos que isso pode gerar, das melhorias de infraestrutura. Mesmo Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, parece envergonhado na sua defesa de Londres 2012 — fala mais do“legado” para “regeneração econômica e social” do que dos jogos, da farra dos jogos. Fecho com Georges Bataille, em sua “A noção do dispêndio” (uma nova tradução brasileira foi publicada em boa hora): as festas “têm em si mesmas seu fim”. Sou petulante: a Fifa precisa esquecer seu padrão. O Brasil pode ensinar a Fifa e o COI a fazer uma grande festa (com gastos transparentes), fora dos padrões caretas do esporte convertido em espetáculo chato. O Brasil pode salvar a Fifa e o mundo. Maluco, eu?

Artigo publicado originalmente em http://oglobo.globo.com/cultura/padrao-fifa-9433916

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-130Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-023Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-055Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-193Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-262Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-359Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0972Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1170Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1370Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1596Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?