Salvador, 03 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Ministério Público proíbe axé no São João. É o fim do mundo Por Galindoluma
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Comportamento
Ter, 02 de Junho de 2009 09:29
Amigas e amigos, confesso hoje estar indignado com mais essa, me perdoe o termo, palhaçada, do Ministério Público. Não que seja novidade, mas acho que desta feita se passou dos limites toleráveis. Apenas para refrescar a memória, o Ministério Público entrou na justiça no carnaval de 2008 para que o Rei Momo não fosse magro, o que não conseguiu, felizmente. Na época fiz até uma brincadeira, dizendo que nas festas seguintes eles poderiam até estabelecer o tamanho do órgão sexual do Rei Momo, já que em tese, pinto de gordo tem de ser pequeno. No concurso, cada procurador estaria com uma régua para medir os minguados centímetros dos desafortunados. No domingo agora, dia 31 de junho, o Ministério Público da Bahia  conseguiu, mais uma vez, impedir a caminhada de jovens que defendem a descriminalização do uso da maconha e a abertura de um debate franco sobre o tema. No Rio de Janeiro, até o ministro do meio ambiente participou da atividade aqui proibida por quem deveria defender o direito de livre manifestação.

Leitoras, vejam, prestem atenção, na pérola do procurador Manoel Jorge Silva, autor da polêmica ação: "O carnaval e os músicos que o representam como expressão da cultura brasileira têm seu momento e não devem atropelar as festas do São João, prejudicando autênticas manifestações juninas". O Ministério Público pediu o cancelamento de todos os shows e em caso de descumprimento está prevista uma multa de R$2,5 milhões.

O primeiro alvo do MP foi o Forró do Bosque, festa realizada pelo Chiclete com Banana todos os anos, numa fazenda no município de Cruz das Almas. Se você está chocado com o absurdo, fique mais ainda, ao saber do motivo que levaram à ação: "o MP quer que as festas sejam animadas exclusivamente pelo forró, assegurando o mercado de trabalho para os músicos que tocam ritmos típicos do São João", conforme matéria do Jornal A Tarde.

Gosto sempre de fazer perguntas em meus humildes artigos e as farei. Por que diabos o MP tem de se envolver no tipo de música que vai se tocar numa festa? Eles têm especialistas para identificarem numa surreal fiscalização o que seria o ritmo genuíno  do São João? Teriam condições de estar presentes em mais de 400 cidades para averiguar essa bizarrice? E as bandas de forró que não tem sanfoneiros, zabumbas e triângulo, poderiam tocar?  Sabem eles o gosto musical de um público em determinada cidade, se os moradores e visitantes gostariam ou não de um show de axé mesclado com uma banda de forró? Quem garante a eles que suspendendo festas tipo Forró do Bosque vai haver mais mercado de trabalho para os "músicos que tocam ritmos típicos do São João"? 

E quantos músicos ligados ao ritmo de axé ficariam sem o ganha pão num estado em que a tradição da mistura de ritmos, sempre saudável,  é bem aceita pelo povo?  Ao que conste, músicas sertanejas,  bregas  e outras não serão proibidas. Porque só o axé? E o axé poderá ser tocado nas testas de natal, de ano novo, ou o MP já definiu que típos de músicas podem ser tocadas nesses períodos, já que o procurador diz que o ritmo é exclusivo para o carnaval? Atenção senhores músicos e cantores de axé,  trabalhem somente cinco dias por ano, senão o MP vai atrás de vocês. 

 Será se alguém do Ministério Público sabe que a banda Chiclete com Banana, a mais querida da Bahia, tem várias músicas de São João gravadas durante a carreira, muitas legais por sinal, e inclusive um CD exclusivo? E que na festa proibida será homenageado o incansável paraibano Flávio José, dos maiores sanfoneiros e cantor de forró do país,  comemorando 30 anos de carreira? E que terá a presença de uma banda de forró de altíssimo nível, talvez a melhor do Brasil no momento, a Estakazero? E mais: Cavaleiros do Forró, Flor Serena, Saia Rodada, Trio Nordestino, Cavalo Doido  e  outras.  Alguém lá saberia que durante o carnaval em Salvador e nas micaretas pelo interior desfilam em cima dos trios   bandas de forró as mais variadas, inclusive aquilo que se chama de forró autêntico? Sabem não, ainda bem. Se ficarem sabendo, vão querer proibir o forró no carnaval com alegação semelhante à esdrúxula que agora usam.

Alguns acham que esse tipo de iniciativa visa a que os procuradores ocupem os holofotes e virem celebridades; outros presumem que essa turma não tem o que fazer e,  no ócio, encampam qualquer ação que lá apareça. Confesso não concordar inteiramente com nenhuma das duas teses, mas espero que alguma instância da justiça use o bom senso e barre essa anomalia vinda de quem deveria ter juízo e prudência. 

(*) galindoluma dá palpites sobre temas sérios e fúteis, especialmente sobre os segundos.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-096Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-039Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-020Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-169Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-212Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-333Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0901Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1076Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1284Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1534Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?