Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Síndrome de facebook por Ricardo Matos
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Comportamento
Sáb, 03 de Novembro de 2012 19:24

Ricardo_MatosFui procurar um psiquiatra, era a primeira vez que aceitava uma sugestão tão vexatória. Ao chegar à sala de recepção impressionou-me o tom pastel da parede mostarda claro, a música ambiente e a calma inspirada pelo local. De cara percebi na parede réplica de um quadro de Diego Rivera e outra de Hieronymus Bosch, que me diziam, por dedução, que os psiquiatras eram PT. Os direitistas preferem os clássicos renascentistas ou barroco, de preferência Velázquez .

Os radicais de esquerda dão preferência a Miró, Dali, Van Gogh e Picasso. Após deleitar-me com as obras de arte caminhei até a recepcionista que me perguntou se era a primeira consulta. Respondi que sim. Ela digitou algo no notebook e Dr. Eugenio Lino apareceu na recepção, para indicar-me sua colega, Dr. Nadia. Alegou ser melhor eu ser analisado por uma mulher. Coisa de Freud. Ótimo, pesei.

Esta minha síndrome é coisa moderna e uma mulher poderá me entender melhor. Sentei-me na poltrona a frente da bela recepcionista e pude ver a cor da calcinha, cor-de-rosa, quando ela descruzou as pernas. A bela ruiva me ofereceu um café. Eu aceitei. Propus adoçante, caso fosse sem aspartame, e disse: melhor ainda com leite. Ela disse tem, levantou-se entrou num compartimento separado por um biombo e retornou com o menorzinho numa bandeja em pires e xícara de porcelana branca.

Peguei-o da bandeja e pude notar, quando ela se abaixou para me servir, um belo par de seios quase fugindo ao sutiã também cor-de-rosa. Perguntei ansioso se seria logo atendido, ele apontou para um pequeno lustre preso à ao lado de uma das portas aceso em vermelho. Disse-me quando ficar verde o senhor poderá entrar. Não conseguia parar de olhar para recepcionista que, após levar de volta a bandeja, sentou-se e continuou digitando algo em seu aparelho.

Tentei puxar assunto e perguntei a ela o nome. Ela respondeu Ângela sem retirar os olhos do livro eletrônico. Bebi o café lentamente mirando ora as belas pernas de Ângela, ora a luz insistentemente vermelha. Após beber o café, para não incomodá-la, levantei e levei os utensílios para trás do biombo colocando-o sobre a bandeja. Quando retornava a poltrona a luz miraculosamente esverdeou e abrindo a maçaneta entrei.

Na sala uma mulata deslumbrante sentada numa poltrona de encosto alto apontou o divã branco e disse sente-se e relaxe. Sentei-me como se sentasse numa cadeira. Ela perguntou se não queria deitar eu respondi não. Ela não insistiu. Com uma voz suave ela perguntou qual meu desconforto. Disse doutora, eu não consigo parar de curtir. Ela olhou-me meio sem entender minha frase e perguntou. Como assim. Eu repeti.

Não consigo parar de curtir, estou curtindo até foto de bolo. Ela ainda sem entender disse vamos por partes. Desde quando o senhor curte. Respirei fundo e resolvi deitar no divã. Fechei os olhos, e disse: Tudo culpa de Guiga Matos. Sim culpa de Guiga. Ela intercedeu. Quem é Guiga? Eu respondi meu irmão e completei: eu vivia bem até Guiga me presentear com um microcomputador e me fazer criar um perfil no Facebook. Sim. Disse ela curiosa: continue.

Eu continuei a falar. De início, doutora, eu só curtia postagens de relevância, postagens que me tocavam na profundeza da alma. Coisas como uma pintura de Dali, uma música do Djavan, as vezes quase a contra gosto uma foto com dizeres de autoajuda. Mas aos poucos fui cedendo à tentação e iniciei a cutucar de volta quem me cutucava. Fui aderindo os amigos que me solicitavam, e comecei a compartilhar.

Não demorou e eu me metia nos mais diferentes assuntos. Comecei a comentar indiscriminadamente sobre qualquer tema. Cheguei ao cúmulo de não acreditar que a direita golpista usara o mensalão não como um artifício político-eleitoral e sim que fora usado como uma conspiração para volta da ditadura militar no Brasil e que eles queriam dar um golpe de estado para derrubar o PT...

Calma, Sr. Ricardo. Ponderou a doutora. Eu balançando, involuntária e insistentemente a perna e repetindo estou calmo, estou calmo... conclui... mas isso não é o pior, doutora. Hoje me peguei desejando parabéns para o aniversário de uma confeitaria, e, no sábado passado, atendendo apelo insistente de meu filho fomos à praia. Lá, por um desses inexplicável mistério da vida, fui cantado por uma deslumbrante jovem e ao invés de sair com ela ou pedir seu telefone perguntei se ela me aderiria no facebook.

A doutora, sem pestanejar, perguntou-me: posso acessar sua página. Imaginando que ela me analisaria, dei meus dados do facebook e descobri que ela também era minha amiga virtual. Já que veio até onde eu estava deitado, olhou-me nervosa, me segurou pelos cabelos e batendo violentamente minha cabeça contra o divã gritava: VOCÊ CURTE QUALQUER PORCARIA, SÓ AS MINHAS POSTAGENS VOCÊ NÃO CURTE... POR QUE VOCÊ SE NEGA A CURTIR MINHAS POSTAGENS... POR QUÊ?!...

Ricardo Matos – 16/10/2012 - Santa Cruz Cabrália - Bahia

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-135Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-022Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-061Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-156Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-203Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1003Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1174Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1312Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1540Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?