Grudados no Facebook por Suzana Herculano-Houzel |
Comportamento | |||
Ter, 15 de Outubro de 2013 06:55 | |||
Eu resisti o quanto pude, mas acabei sucumbindo no ano passado, por necessidade profissional e também para "conhecer o inimigo", já que meus filhos inevitavelmente usariam a plataforma. Logo em um dos primeiros posts, uma provocação aos jovens chamada "Você quer mesmo ser cientista?", descobri o poder do Facebook: através de compartilhamentos, foram centenas de curtidas em um dia só --e eu me descobri grudada na tela, acompanhando as curtidas e os comentários que chegavam. Por que o Facebook tem o poder de transfixar o usuário em sua frente? Um grupo de neurocientistas alemães suspeitou que a resposta estivesse no retorno positivo que a plataforma oferece por meio das curtidas públicas aos posts dos usuários. As curtidas servem como uma indicação da reputação social do usuário, e ter boa reputação é algo valioso por aumentar a chance de ser alvo de boa vontade e cooperação dos outros. Mas nem sequer é preciso pensar a respeito para apreciar o valor da boa reputação: descobrir que gostam da gente ou receber outras formas de avaliação positiva são estímulos fortes para o estriado ventral, estrutura do sistema de recompensa do cérebro que nos premia com uma sensação de prazer quando algo positivo acontece. Mais tarde, a lembrança desse reforço positivo serve como motivação para repetir o que deu certo --e assim a causa da boa reputação se afirma. Os pesquisadores da Universidade Livre de Berlim examinaram a relação entre a intensidade de uso da plataforma e a sensibilidade do cérebro dos usuários a recompensas de dois tipos: monetárias e sociais. O resultado foi uma correlação clara entre a intensidade com que o estriado ventral de cada voluntário respondia a avaliações sociais positivas de boa reputação, na forma de adjetivos associados à sua pessoa, e a frequência de uso do Facebook por cada voluntário. A sensibilidade a retorno monetário não importa: aqueles que mais usam a plataforma são as pessoas que sentem mais prazer em ser avaliados positivamente pelos outros. A descoberta explica por que o Facebook é um sistema tão poderoso quanto um video game: justamente porque funciona como um video game, onde você aperta alguns botões e descobre imediatamente, pelas opiniões dos outros, se o resultado foi positivo. Como esse é um videogame de adultos que se leva no bolso, é difícil resistir a "jogar" o tempo todo... SUZANA HERCULANO-HOUZEL é neurocientista, professora da UFRJ e apresentadora do programa Cerebrando (cerebrando.net) Artigo publicado originalmente em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/133890-grudados-no-facebook.shtml
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