Salvador, 15 de November de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
A revolta no dia dos Pais por Zuggi Almeida
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 15 de Agosto de 2019 16:24

Zuggi_AlmeidaA coincidência do calendário fez que as comemorações pelo Dia dos Pais ocorresse no mesmo mês e dia do início à devasa da Revolta dos Búzios, na cidade de Salvador, em 12 de agosto de 1798.

Nesse domingo completam-se 220 anos da insurreição que motivou negros, pardos, filhos ou netos de escravos, além de alguns elementos da elite branca a promover o movimento emancipacionista. Uma das referências tomada nos sonhos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa , hoje, o episódio baiano tem uma carater simbólico na luta pela participação popular na política. 9 de agosto de 2019 às 18h30.

O auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador está tomado por militantes e simpatizantes do movimento negro. Alí estão homenes e mulheres decididos a estabelecer novos paradigmas para as relações do poder municipal na cidade de Salvador. O mote é 'Eu Quero Ela”, definindo uma frente ampla suprapartidária formada por ativistas negros(as) integrantes dos partidos de esquerda e centro-esquerda do estado.

O objetivo: formatar uma candidatura de um homem ou mulher negra para disputar o cargo maior da Prefeitura de Salvador. As razões são as mais plausíveis possíveis como, o domínio secular de uma oligarquia branca no poder municipal, a política de exclusão praticada por essa elite, a necessidade de assumir o protagonismo do espaço político e por em prática ações sociais que contemplem a maioria da população da cidade formada por cerca de 85% de pessoas da raça negra.

No domingo próximo quando se comemora o Dia dos Pais, milhares de genitores negros estarão chorando a ausência dos seus filhos jovens que tiveram a vida ceifada pela violência policial, outros desses senhores estarão separados das suas famílias encarcerados por trás dos muros dos presídios, parte desses estão alienados pela doença mental ou mergulhados no submundo do alcóol ou das drogas.

O desemprego que atinge a maioria da população negra é uma das diversas causas dos altos índices de infartos e acidentes vascular cerebral que acometem esses pais de família. A ausência da casa própria, de permitir uma educação de qualidade para seus filhos tornam-se situações torturantes para manter a integridade da família negra e poder festejar o Dia dos Pais.

Uma efeméride estabelecida pela sociedade de consumo para venerar a imagem do homem bem-sucedido ou seja, branco e de classe média. O movimento 'Eu Quero Ela” veio para subverter essa ordem. A Revolta dos Búzios ou Conjuração Baiana teve um desfecho trágico no dia 8 de novembro de 1999, quando os seus principais líderes, a saber; dois soldados – Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas de Amorim Torres –, um aprendiz de alfaiate, Manuel Faustino dos Santos Lira, e um mestre alfaiate, João de Deus do Nascimento foram enforcados e tiveram os corpos esquartejados e expostos em praça pública. A luta dos idealistas da Revolta dos Búzios não foi em vão e hoje funciona como um 'leitmotiv' para que lideranças negras contemporâneas dêem prosseguimento ao enfrentamento ao racismo, a desigualdade social e a luta por uma cidade de Salvador mais igualitária.

As batalhas libertárias do povo negro sempre foram originadas nos pequenos núcleos e o ' Eu Quero Ela” não foge à regra e das discussões da Bancada do Feijão no Restaurante de Alaíde, no Pelourinho para tomar as mentes e corações da cidade foi o tempo rápido como um suspiro. Pois, então “ Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais. Por um Dia dos Pais mais digno de comemorações para todos os nossos irmãos negros 'Eu Quero Ela' !

*Zuggi Almeida é um baiano, pai, escritor e roteirista.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 28.09.19.006Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.142Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.166Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.051Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.294-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.286Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?