Salvador, 15 de November de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Coletivo PSIU leva arte e poesia das ruas para o Metrô de Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 11 de Julho de 2018 06:14

Coletivo_PsiuA arte e poesia do Coletivo Psiu que chamou atenção pelas ruas e vielas da capital baiana, vai invadir os trilhos do Metrô de Salvador em julho. Os mais de 300 mil usuários diários do metrô serão impactados, a partir do dia 12, pela união poética do olhar do fotógrafo Pis Santos, com as cores do artista Igor Melo e as palavras da redatora Ludi Ventura.

“O Coletivo Psiu é um recado, um assobio, para se ouvir com os olhos”, descrevem os integrantes. Em parceria com a Eletromidia, CCR Metrô Bahia e Uranus2, a exposição, que traz cartazes do coletivo em formato MUB, espalhados por todas as estações do modal, dá continuidade ao projeto Poesia no Metrô, iniciado no ano passado e assinado pelo perfil do Instagram @pre.texto, também criação de Ludi Ventura.

Da vontade de unir os trabalhos e talentos dos três integrantes, nasceu o Coletivo Psiu. “Queremos que o Psiu seja aquele momento de surpresa no meio do dia, do caminho, da rotina. Como? Trazendo a nossa própria imagem, trazendo a Bahia e os baianos, para dentro da arte”, revela Pis, que através das suas fotos e olhar sensível cumpre esse papel. Na sequência, entram a interpretação poética dos textos de Ludi Ventura e a delicadeza vibrante das cores de Igor Melo. Tudo junto vira uma intervenção colorida, diferente e única pelos muros e olhares.

Falar de inspiração, para o Coletivo Psiu, é falar da Bahia: “A rua, o mar, a natureza e principalmente as pessoas nos dão recados diariamente. Basta estar com ouvidos, olhares e corações abertos para reparar e sentir. É nisso que o Coletivo Psiu acredita. É isso que transforma a nossa arte em verdadeiros espelhos de nós mesmos”, revela a redatora. Tudo inspira. Do artesanato feito com barro, madeira, xilogravura, rendas, brinquedos, às placas de comércio, feiras e de caminhão. “A imensidão do universo popular-autodidata baiano somado a muitas referências de street art e colagem. Misturo tudo e uso de acordo com o que a imagem e/ou o texto vão me trazendo”, conta Igor.

Atenta ao que acontece para além dos trilhos, a Eletromidia, em parceria com a CCR Metrô Bahia – concessionária que administra o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, e a Uranus2, trouxe a rua para dentro do Metrô.  “Esta parceria é muito significante para a Eletromidia pois reforça nossa preocupação com a cultura local dos mercados onde estamos inseridos. E trará inspiração e beleza ao dia a dia dos passageiros do Metrô Bahia. O projeto anterior Poesia no Metrô foi um sucesso e temos certeza de que também será”, conta Ana Paula Della Monica, diretora de marketing, da Eletromidia.

Sobre a Eletromidia

Criada em 1993, a Eletromidia se posiciona como uma das importantes empresas do segmento de mídia digital out of home (OOH) do Brasil e foi eleita, em dezembro passado, como ‘Veículo de Comunicação – Plataforma de Mídia’ do Ano pelo Prêmio Caboré. Atua nos metrôs do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Salvador; nos trens da CPTM, em São Paulo; e em 2016 ganhou a concessão de mídia do novíssimo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Rio de Janeiro. Ainda no ano passado, agregou ao seu portfólio a comercialização de publicidade nos trens e estações da carioca SuperVia, renovou o contrato com a operação de mídia digital na CPTM e ampliou o seu portfólio de mídia neste modal, iniciando a comercialização da mídia estática também nas estações. Atua ainda com mídia indoor em shopping centers e com painéis de rua em 15 cidades brasileiras. Além de centros comerciais, essa malha de exibição engloba mais de 300 estabelecimentos comerciais em todo o País, como redes de academias, bares e restaurantes, clínicas médicas, padarias, cafeterias e salões de beleza. Os painéis da Eletromidia possibilitam o impacto de 13 milhões de pessoas diariamente que passam pelos pontos em que a empresa está presente. Das principais categorias que veiculam ou veicularam campanhas nos pontos de exibição disponibilizados pela Eletromidia estão bancos, redes de varejo, empresas de tecnologia, indústrias de entretenimento, alimentos, moda e beleza, entre outros segmentos.

Sobre CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia é responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A concessão é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Grupo CCR, uma das maiores companhias de infraestrutura da América Latina, e o Estado da Bahia com investimentos na ordem de R$ 5,6 bilhões. O sistema é o eixo estruturante que contribui para ampliar a mobilidade urbana de Salvador e região metropolitana integrado a outros modais. Atualmente, a CCR Metrô Bahia opera duas linhas, com 33 km de extensão, 20 estações e 7 terminais de ônibus integrados. O contrato de concessão prevê ainda a expansão da Linha 1 até Águas Claras/Cajazeiras e, da Linha 2, até Lauro de Freitas, totalizando 42 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados. Em 2017, o Sistema Metroviário conquistou a certificação de qualidade ISO 9001. A expectativa é que 500 mil passageiros utilizem o modal por dia. Desde 2014, quando entrou em operação, o metrô já transportou mais de 100 milhões de pessoas.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 10.11.18.048Aniversário de Helder Barbosa. 10 Nov 2018
  • 09.11.2018.001Festival Radioca. Quinca Berro D'Água. 09 Nov 2018
  • 09.11.18.013Festa Pão Com Ôvo. Casa Chariot. 09 Nov 2018
  • 08.11.18.079Jazz in a Box e Clariana. 08 Nov 2018
  • 01.11.18.34245 Anos de Ilê Aiyê. Alb 2. 1 Nov. Senzala B. Preto
  • 01.11.18.15945 Anos de Ilê Aiyê. Alb 1. 1 Nov. Senzala B. Preto

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?