Salvador, 19 de julho de 2019
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Tríduo de Santo Antônio abre temporada de festejos juninos no Pelourinho
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 11 de Junho de 2019 22:57
Festejos_santo_antonio_Fernando_Vivas_GOVBA_3Santo Antônio abriu oficialmente os festejos juninos nesta terça-feira (11), no Pelourinho. Dividida em três partes, a abertura do Tríduo de Santo Antônio reuniu uma celebração religiosa, a Ópera Junina e o Encontro de Sanfoneiros. Promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a programação gratuita prossegue até quinta (13).
"Esse momento representa a manutenção das nossas tradições, da nossa cultura e da fé religiosa que o povo baiano tem. Santo Antônio é um santo português muito venerado, principalmente pelo povo do Centro Histórico. Temos uma igreja de Santo António e várias casas também festejam, há muitas décadas, no Santo Antônio Além do Carmo. Aqui é o lugar da tradição, da memória e da história", afirmou a secretária estadual de Cultura, Arany Santana.
A médica e turista paulistana Maria Ogawa e um grupo de mais cinco amigas acompanharam o andor com a imagem de Santo Antônio desde a sede do CCPI, em procissão até o Palácio Rio Branco. "Lá em São Paulo não tem essa energia. Tinha uma senhora do meu lado cantando junto. Foi uma grande emoção para mim. E tem mais uma coisa: eu filmei tudo e mandei para todas as minhas amigas lá em São Paulo e disse que elas todas vão desencalhar", brincou a turista.
Entre os devotos, a professora Nazaré Barbosa, 55 anos, revelou que a relação com o santo começou quando uma tia fez 80 anos. "Ela me pediu de presente os santinhos para distribuir. Eu conheci os vários santos, cantos, orações e comecei a gostar. Foi daí que passei a acompanhar a trezena. Quando eu vim de Morro do Chapéu, em 2007, pedi a Santo Antônio para encontrar um apartamento e acabei encontrando na região da Igreja de Santo Antônio da Barra. Em pouco tempo, Santo Antônio me deu uma escola para trabalhar também na Barra".
No Palácio Rio Branco, a Ópera Junina apresentou o repertório tradicional do oratório de Santo Antônio com uma roupagem de música clássica. Músicas do cancioneiro tradicional, como 'A nós descei, divina luz', 'Ladainha' e 'Ave Maria', também foram lembradas. "Este núcleo de ópera foi criado há cerca de três anos e deu certo. Além de ópera, tem aquele swing baiano que dá um toque especial em todo projeto. É uma atração para a gente da Bahia e de fora", disse o maestro Aldo Brizzi.
Programação
No Dia dos Namorados (12), a festa do santo casamenteiro continua. A saudação com Encontro de Sanfoneiros será no CCPI, às 18h. Em seguida, haverá a reapresentação da Ópera Junina, desta vez na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 19h.
Já na quinta (13), Dia de Santo Antônio e última noite do tríduo, a celebração litúrgica será novamente no CCPI, às 18h, enquanto a Ópera Junina será executada no Largo Quincas Berro D’Água, às 19h. A programação terá encerramento especial com a quadrilha Cia da Ilha e show de Jota Velloso.
A coordenadora artística do CCPI, Thelma Chase, lembrou que o Ciclo de Festejos Juninos do Pelô continua até 30 de junho. "Nós estaremos com shows de diversos artistas da terra e vamos ter shows diariamente nos largos Pedro Arcanjo, Quincas Berro D'Água e Tereza Batista. São 26 atrações dos estilos forró tradicional, pé-de-serra, universitário e eletrônico", explicou.

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.126Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.182Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.095Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.236-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.280Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.168Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?