Salvador, 08 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Festival de Artes de Alagoinhas: programação conta com Jean Wyllys, Hiran, Onisajé, grupo Nata e Márcia Short
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 22 de Março de 2021 01:10

FESTIVAL_DE_ARTES_DE_ALAGOINHASO Festival de Artes de Alagoinhas chega a sua 4ª edição consolidando-se como um dos mais importantes eventos do território Litoral Norte e Agreste Baiano. Este ano, os artistas alagoinhenses são os grandes protagonistas do festival, que conta com extensa programação de shows, espetáculos teatrais, mostra de vídeo, intervenção urbana, exposição virtual, oficinas artísticas, além de uma entrevista pública com o jornalista e escritor Jean Wyllys e a dramaturga e

diretora de teatro negro de Candomblé Onisajé. O encontro desses dois grandes expoentes do cenário cultural alagoinhense, que acontecerá no dia 04 de abril, terá ainda show do rapper Hiran, principal nome da nova geração de artistas da cidade. A única convidada de fora a participar dessa festa das artes alagoinhense é a cantora Márcia Short que se apresenta no dia 28 de março. O festival acontece de 22 de março a 04 de abril, inteiramente online e gratuito, com transmissões no canal FESTA – Festival de Artes de Alagoinhas no Youtube. Confira a programação completa aqui.

 

“Ao mesmo tempo que a pandemia nos super conectou globalmente, ela também voltou os nossos olhares para as nossas aldeias, os nossos pares, a nossa família. Por isso, o IV FESTA faz essa homenagem aos nossos artistas, mostrando a potência que é o cenário artístico de Alagoinhas”, explica o ator e produtor do festival, Nando Zâmbia. A programação conta ainda com outros alagoinhenses como as bandas Sangue Real e Dendê Jazz, a atriz Fabíola Nansurê, a cantora Caffé Pitta, o cantor Di Freitas, os atores Luiz Antônio Sena Jr e Anderson Danttas, dentre outros. “Além disso, dar espaço e visibilidade aos produtos artísticos e narrativas de artistas negros, feministas, LGBTQI+ e periféricos está no DNA do festival e a nossa curadoria passa por isso também”, conclui Zâmbia.

Ilê Acústico – Novidade na programação da 4ª edição do FESTA, o Ilê Acústico transmitirá shows diretamente do terreiro de Candomblé e ponto de cultura Ilê Axé L’adê Inan. Ao todo serão seis apresentações musicais e uma performance, sendo cinco delas de artistas de alagoinhas: o rapper Hiran, a banda de rap Sangue Real, o jazz cheio de swing afro-baiano da Dendê Jazz, o pagode de Di Freitas e a energia do axé music da cantora Caffé Pitta. Para fechar a programação, dois artistas soteropolitanos foram convidados a fazer parte dessa gira, são eles a cantora Márcia Short e Koanza, personagem do ator Sulivã Bispo, que fará uma homenagem às mulheres de axé.

O Ilê Acústico surge na programação do FESTA com o objetivo de apresentar o terreiro de Candomblé não apenas como espaço de religiosidade, mas também enquanto espaço de criação e fruição artística, e assim combater estigmas e preconceitos que geram atos de intolerância religiosa.

Mostras de Teatro e de Vídeo – Pela primeira vez o FESTA acontecerá no Mês do Teatro, celebrado no dia 27 de março, e como não poderia deixar de ser o festival traz uma programação com seis importantes espetáculos do teatro negro baiano: “Kanzuá – Nossa Casa” (Coletivo Aldeia); “Exu – A boca do universo” (Nata – Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas); “Pele Negra, Máscaras Brancas” (Cia de Teatro da UFBA); “Big Chop – Uma ebó feminegra” (Fabíola Nansurê); “Medeia Negra” (Márcia Limma); e “Última Chamada” (A Outra Cia de Teatro). Todas as montagens são de artistas e grupos de Alagoinhas ou possuem artistas alagoinhenses em sua produção.

O mesmo acontece na mostra de vídeo que conta com os documentários “Do que aprendi com minhas mais velhas” (Onisajé) e “Capoeira Angola – Uma cultura, uma história de vida” (Iran Boaventura); e os videoartes “Gbagbe – Árvore das Memórias” (Nando Zâmbia); “Rosas Negras” (Fabíola Nansurê); e “Arte, Poeira e Chuvisco” (Nando Zâmbia, Nansurê e Igor Nascimento).

Oficinas – Este ano, o festival oferece duas oficinas gratuitas e inteiramente online, sendo uma delas voltada para formação em atuação com ênfase no universo trans-travesti, incluindo a investigação do olhar africano tradicional e de suas contribuições sobre a constituição da identidade trans-travesti no Brasil. Ministrada pela atriz e arte-educadora Matheuzza Xavier, a Frantz Fanon de “Pele Negra, Máscaras Brancas”, a oficina “Pista - A travestilidade como potência para a preparação teatral” acontecerá de 22 a 26 de março, das 10h às 12h.

Já a oficina “Café Dramático: Laboratório de leitura e estudos de textos teatrais”, da dramaturga e diretora de teatro negro de Candomblé Onisajé, visa criar um espaço de exercício de leitura e análise de textos teatrais, com foco na dramaturgia negra, ampliando o conhecimento de atores e diretores de teatro sobre a riqueza e diversidade das dramaturgias regional, nacional e internacional. A oficina acontecerá de 29 de março a 02 de abril, das 10h às 12h. Interessados em participar das oficinas devem preencher  formulário de inscrição disponível aqui.

O Festival de Artes de Alagoinhas (FESTA) tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Festival de Artes de Alagoinhas (FESTA) – Surgiu em 2016, como um festival de teatro dentro da programação da Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano, território no qual o município de Alagoinhas está inserido. O evento ganhou pujança em sua segunda edição, em 2017, quando ultrapassou os limites da Semana de Arte e criou agenda própria não apenas com espetáculos teatrais, mas também shows, performances, saraus, oficinas e exposições. Em 2018, o Festival passou a pensar estratégias de intervenções na cidade, rompendo os muros do Centro de Cultura de Alagoinhas para ocupar também a Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães e o Teatro da Praça do CEU. Nas três primeiras edições do FESTA, já passaram pelos palcos da cidade 12 espetáculos baianos e um moçambicano, além de 11 shows, mostra de cinema, seis oficinas e performances, dois saraus, duas entrevistas públicas. Em 2021, consolida-se como um dos festivais mais importantes do território Litoral Norte e Agreste Baiano.

Nando Zâmbia – Idealizador e produtor executivo do Festival de Artes de Alagoinhas (FESTA), Nando Zâmbia é ator, diretor, iluminador e produtor negro, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Brasil, e pela Universidade de Évora (UE), em Portugal. Iniciou sua carreira em Alagoinhas, integrando o NATA – Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas, e ganhou o mundo ao circular com o seu primeiro solo Irumalé Ayê por Portugal, Grécia, Itália e Alemanha. Atuou também como coordenador no projeto Escolas Culturais e integra o Conselho de Gestão Participativa do Centro de Cultura de Alagoinhas. Como ator, fez parte do elenco das montagens “Sirê Obá – A Festa do Rei” (2009); “Dois perdidos numa noite suja” (2010), que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Brasken na categoria de ator revelação; e “Oxum” (2018). Como iluminador cênico, assina o desenho de luz de espetáculos como “Pele Negra, Máscaras Brancas”, “Medeia Negra” e “Exu – A Boca do Universo”. Como roteirista e diretor, acaba de ter o seu primeiro videoarte “GBAGBE – Árvore das Memórias” selecionado pelo Festival de Cinema Baiano (Feciba), Festival de Teatro Solos da Bahia e Catálogo Brasileiro de Teatro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 22 A 24/03 (Segunda a quarta-feira)

10h - 12h OFICINA

Pista - A travestilidade como potência para a preparação teatral com Matheuzza Xavier 

19h AGÔ MOSTRA DE VÍDEO 

Do que aprendi com minhas mais velhas

Gbagbe - Árvore das Memórias

+ Bate-papo

DIA 25/03 (Quinta-feira)

10h - 12h OFICINA  

Pista - A travestilidade como potência para a preparação teatral com Matheuzza Xavier

17h SEMANA DE ARTE EM DEBATE 

19h AYÊ NLÁ MOSTRA DE TEATRO 

Kanzuá, Nossa Casa

20h VÍDEO EXPOSIÇÃO CONTOS DE TERREIRO  

DIA 26/03 (Sexta-feira)

10h - 12h OFICINA

Pista - A travestilidade como potência para a preparação teatral com Matheuzza Xavier

19h AYÊ NLÁ MOSTRA DE TEATRO

Exu – A Boca do Universo

20h30 ILÊ ACÚSTICO

Caffé Pitta

 

DIA 27/03 (Sábado)

19h AYÊ NLÁ MOSTRA DE TEATRO

Pele Negra, Máscaras Brancas

20h30 ILÊ ACÚSTICO

Dendê Jazz

DIA 28/03 (Domingo)

18h INTERVENÇÃO URBANA TRAÇOS, CORES E PODER

19h ILÊ ACÚSTICO

Koanza em Uma conversa sobre mulheres de Axé, com Sulivã Bispo

Márcia Short

DIA 29 A 31/03 (Segunda a quarta-feira)

10h - 12h OFICINA

Café Dramático - Laboratório de leitura e estudo de textos teatrais com Onisajé

19h AGÔ MOSTRA DE VÍDEO

Arte, Poeira e Chuvisco

Rosas Negras

+ Bate-papo

DIA 01/04 (Quinta-feira)

10h - 12h OFICINA

Café Dramático - Laboratório de leitura e estudo de textos teatrais com Onisajé

19h AYÊ NLÁ MOSTRA DE TEATRO

Big Chop – Uma Ebó Feminegra

20h AGÔ MOSTRA DE VÍDEO

Capoeira Angola – Uma cultura, uma história de vida

DIA 02/04 (Sexta-feira)

10h - 12h OFICINA

Café Dramático - Laboratório de leitura e estudo de textos teatrais com Onisajé

19h AYÊ NLÁ MOSTRA DE TEATRO

Medeia Negra

20h30 ILÊ ACÚSTICO

Sangue Real

DIA 03/04 (Sábado)

19h AYÊ NLÁ MOSTRA DE TEATRO

Última Chamada

20h30 ILÊ ACÚSTICO

Di Freitas

DIA 04/04 (Domingo)

16h ENTREVISTA PÚBLICA

Jean Wyllys e Onisajé

19h ILÊ ACÚSTICO

Hiran

SERVIÇO

O quê: IV Festival de Artes de Alagoinhas – Alagoinhas no Centro do Mundo

Quando: 22 de março a 04 de abril

Onde: Canal do Youtube Festival de Artes de Alagoinhas

Quanto: Gratuito

Mais informações: Clique aqui

Compartilhe:

Última atualização em Seg, 22 de Março de 2021 05:18
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-156Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-053Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-066Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-122Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-279Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-358Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0943Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1032Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1276Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1529Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?