Salvador, 06 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Lançamento do EP "De Rio A-MAR", da artista Sara Abreu
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 21 de Maio de 2021 15:08

sara_abreu_foto_ze_livera1O primeiro EP autoral de Sara Abreu, De Rio A-Mar traz desde seu título, a perspectiva de uma mulher de origem mineira em seu desabrochar em terras baianas, trazida pelo amor ao mar e à Capoeira Angola. Na cidade de Salvador, mergulha nas matrizes africanas, nos ritmos nordestinos, no samba e em sua ancestralidade, (re)descobrindo-se e afirmando-se como mulher-artista-feminista. O EP tem lançamento previsto para 28 de maio de 2021, quando ficará disponível nas principais plataformas digitais, tais como Spotify, Deezer, Apple Music, Youtube Music, Tidal entre outras. O projeto tem como objetivo fortalecer a produção musical feminina independente, gerando reflexões sobre os significados de ser mulher em nossa sociedade, inspirando e encorajando outras mulheres a compartilharem suas expressões artísticas como ação de transformação, além de contribuir para a valorização das culturas de matrizes africanas e indígenas.

Além de cantora e compositora, Sara Abreu é violonista e gravou violões de 6 e de 7 cordas. Acompanhada na maioria das faixas pela percussionista Poliana Coelho, o disco conta com a participação de oito musicistas com importante atuação na cena musical e cultural de Salvador, como a violonista Jana Vasconcellos na música Inverno em Salvador (única faixa com arranjo de voz e violão), a multi-instrumentista Aline Falcão, que gravou a sanfona na música Pé de Vento (uma mistura entre baião e ijexá) e a Mestra de Capoeira Angola Janja Araújo no berimbau e voz no samba "Marias Capoeiras", que homenageia mulheres negras capoeiras, valorizando a luta dessas mulheres historicamente invisibilizadas. As integrantes do grupo Samba das Cumades Rayra Mayara (cavaquinho), Dani Amoroso e Lalá Evangelista (Percussão e coro) e Dani Nátali (Clarineta) participam nas duas faixas de samba.

Com a participação majoritária de mulheres no projeto (desde a escolha das musicistas, produção, direção, design), a artista apresenta sua expressão artística original no cenário musical soteropolitano, de valorização do fazer feminino e das culturas afro-brasileiras e nordestinas. A própria artista assumiu a produção musical do projeto, que teve os arranjos coletivamente produzidos com xs artistas convidadxs e contou com a Direção Vocal de Ana Paula Albuquerque. O repertório, composto por cinco músicas inéditas de autoria da musicista, além de uma faixa-bônus com o single Amor pra Navegar, lançado em 2020 e premiado em 2º lugar pelo Festival Música Mundi, expressa suas vivências e reflexões como mulher e a forte relação com as águas e com as culturas afro-nordestinas. As músicas mesclam sonoridades baianas e mineiras e ritmos da cultura popular afro-brasileira como o samba, o baião e o ijexá.

O projeto agrega ainda artistas cujas expressões musicais dialogam com a trajetória de Sara, como o flautista Tito Fukunaga e o violonista Zé Livera na faixa que dá nome ao disco. A concepção do EP começou a ser gestada em 2019, a partir da realização do pocket-show autoral De Rio A-Mar e seguiu amadurecendo durante o período da pandemia. O repertório expressa também o incômodo provocado pelo isolamento social, que se traduz em sua composição mais recente, "Inverno em Salvador".

O EP foi gravado no estúdio de Duarte Veloso, mixado e masterizado por Dinho Filho e será distribuído pela Tratore. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO

?        Lançamento do EP: 28 de maio nas Plataformas de Streaming Digitais

?        Show Online de Lançamento: Domingo, dia 13/06, às 17h, no Youtube  www.youtube.com/saraabreu . Ingressos: Contribuição voluntária, valor mínimo de $20.

?        Lives de divulgação do trabalho, convidando musicistas que participaram do projeto, no Instagram @sara.abreumusica:

?        Sexta-feira, 21/05, 20h - Sara Abreu convida Ana Paula Albuquerque

?        Sábado, 29/05, 19h - Sara Abreu convida Mestra Janja Araújo

?        Domingo, 06/05, 17h - Sara Abreu convida Zé Livera

DIVULGAÇÃO

A divulgação do lançamento será realizada nas redes sociais da artista Sara Abreu:

?       Instagram: https://www.instagram.com/sara.abreumusica/

?       Facebook: https://www.facebook.com/saraabreumusica

?       Youtube: www.youtube.com/saraabreu

FICHA TÉCNICA

GERAL

Voz, violão (6 e 7 cordas) e composições - Sara Abreu

Percussão: Poliana Coelho

Participações especiais:

Violão: Jana Vasconcellos e Zé Livera

Percussão: Lalá Evangelista, Daniela Amoroso e Sebastian Notini

Cavaquinho: Rayra Mayara

Clarineta: Daniela Nátali

Flauta: Tito Fukunaga

Sanfona: Aline Falcão

Berimbau e voz: Janja Araújo (Mestra Janja)

Coros: Daniela Amoroso, Lalá Evangelista, Rayra Mayara, Poliana Coelho, Daniela Nátali

Gravado no Duarte Estúdio

Técnico de gravação, mixagem e masterização: Dinho Filho

Produção musical: Sara Abreu (arranjos coletivos)

Direção vocal: Ana Paula Albuquerque

Produção executiva: Renata Magioli

Distribuição Digital: Tratore

Designer: Lina Herrera

Fotografia e vídeos: Zé Livera


FICHA TÉCNICA POR FAIXA

  1. DE MINAS À BAHIA

Voz e violão: Sara Abreu

Clarineta: Daniela Nátali

Cavaquinho: Rayra Mayara

Pandeiro, ganzá e coro: Daniela Amoroso

Conga, tamborim, agogô e coro: Lalá Evangelista

Surdo, efeitos, caxixis e coro: Poliana Coelho

  1. DE RIO (A)MAR

Voz: Sara Abreu

Violão: Zé Livera

Flauta: Tito Fukunaga

Percussão: Poliana Coelho

  1. PÉ DE VENTO

Voz, violão de 6 e violão de 7 cordas: Sara Abreu

Percussão: Poliana Coelho

Sanfona: Aline Falcão

  1. INVERNO EM SALVADOR

Voz: Sara Abreu

Violão: Jana Vasconcelos

  1. MARIAS CAPOEIRAS

Voz, violão de 6 e violão de 7 cordas: Sara Abreu

Cavaquinho: Rayra Mayara

Pandeiro e coro: Daniela Amoroso

Conga, caixa, chocalho e coro: Lalá Evangelista

Surdo, tamborim, agogô, chocalho e coro: Poliana Coelho

Berimbau e voz: Janja Araújo (Mestra Janja)

  1. AMOR PRA NAVEGAR

Voz e violão: Sara Abreu

Flautas: Tito Fukunaga

Percussão: Sebastian Notini

Gravadora: Música Mundi Selo

 

BIOGRAFIA

SARA ABREU

MINI-BIO

Sara Abreu é cantora, compositora e violonista. Lançou seu primeiro single autoral, Amor pra Navegar, em 2020, premiado em 2o lugar no Festival Música Mundi, e irá lançar seu primeiro EP, De Rio A-Mar, com seis canções autorais, cantando suas vivências, sentires e sentidos que lhe tomam como mulher, de origem mineira, radicada na Bahia. Agrega ao seu fazer musical a sua trajetória de vinte anos como capoeirista e sua participação em movimentos de mulheres capoeiristas, sambistas e musicistas, como violonista 7 cordas e cantautora.

BIO COMPLETA

Sara Abreu é cantora, compositora, violonista e educadora. Mineira de Belo Horizonte, vive em Salvador desde 2010. Sara integra uma nova geração de mulheres artistas independentes e agrega à sua atuação como mulher musicista - cantora, compositora e instrumentista - a sua trajetória de vinte anos como capoeirista e sua participação em movimentos de mulheres capoeiristas, sambistas e musicistas. Lançou seu primeiro single autoral, Amor pra Navegar, em 2020, premiado em 2o lugar no Festival Música Mundi. E irá lançar no final de maio/2021 seu primeiro EP, De Rio A-Mar, com seis canções autorais, cantando suas vivências, sentimentos e sentidos que lhe tomam como mulher, de origem mineira, radicada na Bahia.

As suas composições apresentam a capacidade de comunicar diretamente com outras mulheres e de gerar reflexões sobre o ser mulher em nossa sociedade, valorizando as ancestralidades femininas negras e indígenas, as culturas de matrizes africanas e o sentido de respeito à natureza. É co-fundadora de um grupo de samba de mulheres com uma importante atuação em Salvador, o Samba das Cumades. Une a isso sua atuação como violonista 7 cordas, ocupando esse espaço ainda majoritariamente preenchido por homens.

Sua trajetória na música começa com sua iniciação ao violão aos 15 anos de idade e segue por meio de sua vivência na cultura popular afro-brasileira (iniciou-se na capoeira em 2001). Em 2012, começou a estudar formalmente o violão 7 cordas, aprendendo com grandes referências como Edson 7 cordas, Gilson Verde, Daniel Velloso, e participando do cenário das rodas de samba e choro em Salvador e dos movimentos de mulheres musicistas. Concluiu o Curso de Violão Online da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, com o prof. Henrique Neto em 2019.

Em 2018 passa a se dedicar também ao estudo do canto e às suas composições, concluindo o curso da Escola Baiana de Canto Popular em 2019 e realizando o pocket-show autoral De Rio A-Mar, que seria o embrião do seu mais recente trabalho: o seu primeiro EP autoral, de mesmo nome.

Suas narrativas musicais convergem na diversidade de elementos em torno da condição do feminino e a sua relação no espaço social, questionando as assimetrias e marginalizações sociais e provocando reflexões transformadoras no público, frutos também de suas pesquisas de mestrado e doutorado pela UFBA (nas áreas de Educação e Difusão do Conhecimento, respectivamente), que tiveram a Capoeira Angola e a Ancestralidade Africana como temas centrais.

Atua ainda como educadora, ensinando música e capoeira para crianças e é integrante-fundadora do grupo Curiatã de música para crianças.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-131Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-054Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-090Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-197Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-263Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0906Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1135Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1282Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1657Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?