Salvador, 18 de May de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Lançamento da Editora Diálogos Insubmissos: o E-Book "Slam Insubmisso" traz 15 poemas de mulheres negras nordestinas
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 01 de Dezembro de 2021 00:28

jessica_pretaDepois de publicar seu primeiro livro impresso, a editora Diálogos Insubmissos lança, no dia 04 de dezembro (sábado), o E-Book "Slam Insubmisso 2021", uma antologia bilíngue que reúne 15 poemas das slammers e poetas Carmen Kemoly (Maranhão), Jessica Preta (Pernambuco) e Van Cerqueira (Bahia). A obra é um dos prêmios oferecidos às três finalistas do Slam Insubmisso, que foi realizado neste ano no formato virtual. O lançamento do livro digital será celebrado, às 15h, em uma live no canal do YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo (bit.ly/LançamentoEBookSlamInsubmisso), patrocinadora e realizadora do projeto. O bate-papo com as três autoras será mediado por Sued Hosaná. O E-Book será disponibilizado gratuitamente através do site da Fundação Rosa Luxemburgo https://rosalux.org.br/ e no link da bio do Instagram dos perfis do Diálogos Insubmissos (@editoradialogosinsubmissos e @dialogosinsubmissos).

O E-Book Prêmio "Slam Insubmisso", que foi editado por Dayse Sacramento e organizado também por Dayse, Ayala Tude e Manoela Barbosa, é bilíngue e traz tradução para o inglês feito por Ayala Tude. "Consideramos que esta é uma forma de ecoar as vozes das poetas para que elas não fiquem contidas nos limites da língua portuguesa entendendo que a língua não deve nos separar, conforme sugere Geri Augusto", escrevem as organizadoras no prefácio do livro. Ao todo são 15 poemas, entre eles "Atlântica" e "Pandemônio", de Carmen Kamoly; "Lélia Gonzalez" e "Cria Ativa", de Jéssica Preta e "Filhxs de Ninguém" e "Geracional", de Van Cerqueira.

Os poemas trazem à tona algumas questões que permeiam o cotidiano de mulheres pretas nordestinas, desmistificando a ideia de que os conteúdos abordados se referem sempre a violências e preconceitos, apesar dessas temáticas também estarem presentes nos versos. Os poemas falam também sobre o contexto social do Brasil, ainda nesse contexto de pandemia COVID-19. "Algumas poetas, se utilizam do pretuguês de Lélia Gonzalez, expressam suas experiências subjetivas de mulheres negras nordestinas, externam o amor entre sapatonas, discutem sobre a violência de existir num país racista que dizima corpos negros diariamente e invocam as intelectuais-ancestrais brasileiras para orientar os caminhos da insubmissão" (trecho retirado do prefácio).


Sobre as autoras:


Carmen Kemoly é maranhense, jornalista (UESPI), rapper, poeta e realizadora audiovisual. Mestra em Comunicação e Cultura (UFRJ) e Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA). Colaboradora da Plataforma Ocorre Diário. Dirigiu e roteirizou o curta 'Esperança 1770' (2019). Em 2019 também lança o EP de rap 'KARMA' e clipes no YouTube.


Jessica Preta é natural de Abreu e Lima (PE), Educadora e Comunicadora Social, poetisa marginal, Conselheira da Cultura Afro Brasileira em Campina Grande, Coordenadora geral do projeto social Batalha do Pedregal e do Projeto Slam na escola, organizadora do slam viral, do slam da balbúrdia e idealizadora do Slam das Pretas no Espaço Lusófono. trabalhou desde pequena no comércio popular, junto com sua família. Desde muito nova já precisou conciliar estudos e tarefas, de maneira que sua veia artística se manifestou efetivamente através da poesia marginal, em 2018. A partir do cenário da arte e cultura, Jéssica passou a se dedicar aos estudos de raça e gênero, buscando cada vez mais informações que auxiliassem tanto na denúncia quanto na compreensão da estrutura racista e misógina que se faz presente a tanto tempo no Brasil. Nesse sentido, a poesia virou arma de guerra e a partir desse trabalho, nasceu o Slam da Batalha do Pedregal, lugar de acolhimento e resistência.


Vanessa Cerqueira é mulher negro-lésbica baiana, poeta, slammer e professora. Atua na luta antirracista por meio da educação, cultura e arte. É integrante da Associação Artístico-Cultural Odeart. É uma das poetas que integra a antologia poética “O diferencial da favela dos contos às poesias de quebrada” (Sarau da Onça, 2019) e campeã do Slam Pandemia Poética. É mestranda em Leitura, Literatura e Cultura na Universidade Estadual da Bahia (UNEB).


Sobre Diálogo Insubmissos (DIMN): Plataforma literária de escritoras negras sediada em Salvador/Bahia, que desde 2017 realiza eventos próprios (autogestionados) e participa de eventos literários nacionais e internacionais, com a promoção de debates e atividades que têm como mote a produção literária feminina negra, dialogando com outras linguagens artísticas. O DIMN atua em três importantes eixos: Educação (descentralizar e disseminar autoras negras no sistema educacional brasileiro), Visibilidade (produção e circulação de obras literárias de autoras negras, bem como a aproximação com o público) e Monetização (fortalecimento da premissa do ofício de escrever como um trabalho que deve ser valorizado, remunerado e difundido). O Diálogos Insubmissos esteve presente em uma série de festivais literários do Brasil (FLIP, FLIPELÔ, FLIC, FLICA, FLIGÊ...), além de ter participado de atividades como o Fórum Social Mundial (2018); o Giro pela Vida – AVON (2019);e a Virada Sustentável Salvador (2019) e tantos outros eventos. O projeto conta ainda com um podcast, criado em 2020, e perfis nas redes sociais que impactam mais de 20 mil pessoas no Facebook e Instagram.


Sobre a Fundação Rosa Luxemburgo: A FRL é uma organização alemã que está presente em 24 países do mundo e que é ligada ao partido Die Linke, que significa a esquerda. No Brasil, há 18 anos desenvolve projetos de apoio e fortalecimento da democracia, dos direitos humanos e da natureza  e de estímulo e circulação do conhecimento crítico. Para isso realiza projetos de parceria com diversas organizações e movimentos do campo progressista da sociedade brasileira. Além disso, também mantém viva e atuante a obra e  legado de Rosa Luxemburgo, polonesa/alemã e importante referência de ação política. Atualmente, a Fundação Rosa Luxemburgo é apoiadora do Diálogos Insubmissos.



Ficha Técnica

Realização: Editora Diálogos Insubmissos e Fundação Rosa Luxemburgo

Editora Responsável: Dayse Sacramento

Organizadoras: Ayala Tude, Dayse Sacramento e Manoela Barbosa

Autoras: Carmen Kemoly (Maranhão), Jessica Preta (Pernambuco) e Van Cerqueira (Bahia)

Tradução: Ayala Tude

Acompanhamento Editorial: Ayala Tude, Dayse Sacramento e Manoela Barbosa

Preparação de Texto: Ayala Tude e Manoela Barbosa

Revisão Gráfica: Naira Aquino

Projeto Gráfico e Diagramação: MAREACAROL

Produção Executiva: Técia Santos

Direção Fundação Rosa Luxemburgo: Torge Loeding

Coordenadora de Projetos Fundação Rosa Luxemburgo: Christiane Gomes

 

SERVIÇO

Lançamento do E-Book "Slam Insubmisso", da Editora Diálogos Insubmissos

Data/Hora: 04/12/2021 (sábado), às 15h

Live no YouTube da Fundação Rosa Luxemburgo (bit.ly/LançamentoEBookSlamInsubmisso)

Distribuição gratuita do E-Book no site da Fundação Rosa Luxemburgo:https://rosalux.org.br/

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-108Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-059Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-043Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-168Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-262Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-345Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1001Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1216Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1406Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1462Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?