Show de Gil! Noite memorável! Por Juca Ferreira
Que show! Que maravilha! Gil estava ali inteiro, intenso, com tudo, como se estivesse dando tudo de si para essa tournée.
Que produção! Flora, timoneira da produção, está de parabéns. Produção grandiosa, como a música popular brasileira merece… Tudo muito bem programado, bem produzido.. nada sem sentido. Esse show de Gil não deixa nada a dever a esses shows das grandes estrelas internacionais.
O show dá visibilidade ao conjunto da obra e o universo criado pela música de Gil. As músicas de Gil são parte da vida de todos nós, brasileiros e brasileiras. Gil é o Brasil sintetizado em sua grandeza e diversidade, a nação brasileira traduzida em música, dialogando e somando com as energias contemporâneas vinda de fora.. Gil e seu show é a própria narrativa política da cultura…
A escolha do repertório e o tratamento dado, desde os arranjos até o uso intenso, mas não abusivo, da tecnologia ressaltam a grandeza da obra de Gil. A música de Gil e sua narrativa no centro do espetáculo ressaltaram a intimidade e o diálogo de Gil com os ritmos baianos, brasileiros, com o samba do Rio de Janeiro, com o baião e demais ritmos nordestinos, com o rock, com o funk, com João Gilberto, Stevie Wonder, Bob Marley e com os africanos contemporâneos. Enfim, com toda a música popular brasileira… e com a música do mundo.
Durante o show, era impossível não comemorar a grandeza da MPB, de Dominguinhos, de Gonzaga, de Alceu, do Baiana System, das escolas de samba do Rio, dos blocos afros e afoxés, de Caetano, de Chico, dos Novos Baianos, da banda de pífaro, dos Filhos de Ghandi… enfim de toda a música brasileira.
Tava tudo lá, na música de Gil, sendo apresentada por arranjos novos, dançantes e profundos. Tava tudo lá, ao mesmo tempo, sem rancores, como Gil tem sido e sua música é: sem mágoas, sem medo. E, mesmo que fora da ordem cronológica da criação, sua trajetória no tempo e de sua música estava lá, articulando o show e muitos dos grandes hits de Gil que fizeram nossas cabeças e contribuíram para que o Brasil tivesse a percepção da grandeza cultural do próprio Brasil nos deliciavam, faziam do show uma alegria e um prazer. Esse clima mágico que a música é capaz de criar estava
alí no Mané Garrincha, deixando para quem quisesse perceber, que essa grandeza da nossa música popular potencializa a nossa condição humana, nos qualifica culturalmente e interessa ao mundo.
Temos o que dizer e sabemos como dizer, é o que diz a música de Gil! E, principalmente neste momento da humanidade, temos muito a dizer!
No show, chamavam a atenção os arranjos maravilhosos, arranjos novos, combinando referências aos que já conhecemos, com um tratamento novo, prá cima, otimista, música para celebrar a vida, para dançar, para refletir, para confirmar sentimentos e percepções importantes e ao mesmo tempo, falando desde aqui e agora, de olho no futuro. Como é a música de Gil.
Os músicos eram outro show à parte. Em certos momentos, Gil se recolhia para ouvirmos os músicos. Que músicos! Que solos…
A música de Gil faz parte de um Brasil que resiste sem empáfia nem arrogância, sabendo se mexer nos tempos escuros, ameaçadores, de desumanização e de banalização da vida e da morte, esse tempo que mete medo e que estamos vivendo. Gil, estrela de primeira grandeza iluminando a noite escura em que vivemos.
A música ali apresentada, por si só, é a afirmação da Bahia, do Rio, de Pernambuco, de todo o Brasil, da nossa africanidade, da nossa mestiçagem, do Brasil caboclo, do Brasil filho dos povos indígenas, policromático e da nossa contemporaneidade.
O show me causou uma sensação de contraste com o momento tíbio, sem força que estamos vivendo. Como se aquela música significasse que somos maiores do que querem que sejamos!
Toda a produção gráfica era um show à parte e parte do show! Muitas referências às capas de disco de Gil, combinadas com uma narrativa e uma estética de hoje. Os telões amplificavam a imagem de Gil e dos músicos, nos aproximando deles e delas, homenageando o lado gráfico da obra deste grande artista e ilustrando a atualidade de todo o universo criado pela música de Gil.
Noite memorável!
-Viva a MPB!
-Viva Gilberto Gil!
Gilberto Gil – Gilbertos Samba Ao Vivo | DVD COMPLETO