Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Lula estará presente no domingo de eleição através de sua imensa espiritualidade política. por Gustavo Conde
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cidadania
Sex, 05 de Outubro de 2018 03:51

Gustavo_CondeQuando Fernando Haddad foi oficializado como candidato de Lula e do PT à Presidência da República, no dia 11 de setembro, o acampamento Marisa Letícia foi tomado por uma forte emoção.

 

O acampamento dos sem-terra que faz vigília a Lula tem duas araucárias bem altas. Lula as vê de dentro da prisão, por uma pequena janela. Sabe que as pessoas estão ali e que vem dali o som do povo que lhe dá ‘bom dia’, ‘boa tarde’ e ‘boa noite’, todos os dias, desde que foi preso.

Quando a perseguição do judiciário se tornou impossível de se contornar, Fernando Haddad deveria assumir a candidatura e o local do rito de passagem deveria ser público e o mais perto possível de Lula, sobretudo pela intensidade do afeto envolvido.

Lula escreveu uma carta para consagrar essa passagem de bastão. Todos se reuniram no acampamento que leva o nome de sua eterna e amada esposa, morta em função do estresse familiar e humano causado pela truculência judicial da Lava Jato.

A tarefa de ler a carta não seria fácil devido à emoção. Coube ao advogado Luiz Eduardo Greenhalgh a tarefa. Ele leu. Enquanto ele lia, Ana Estela Haddad, esposa de Fernando Haddad, olhava as araucárias e sabia que Lula, de dentro da prisão, também estava olhando aquelas mesmas araucárias e escutando a leitura de sua carta.

Lula estava ouvindo de dentro da prisão a carta que ele mesmo escrevera. De dentro de uma prisão que ele mesmo inaugurara quando presidente (há uma placa no saguão da Superintendência que leva o seu nome). De dentro de uma solidão que chora por Marisa, que chora pela democracia sequestrada e que chora pelo povo brasileiro.

Ana Estela relata que olhava as araucárias, olhava os sem-terra ali presentes - todos profundamente emocionados -, e que foi muito difícil conter a emoção. As pessoas que ali estavam amam Lula de verdade – e não se trata de um amor político, simbólico ou social: trata-se de um amor intenso, humano e espiritual.

Todos ali sabiam do imenso amor de Lula, de seu altruísmo, de seu pacifismo e de sua responsabilidade em querer deixar para o país que ama um legado de soberania, autoestima e democracia.

Lula ama a democracia. Ama seus amigos de luta. Ama as pessoas simples do povo. A maior dor de Lula não é a privação da liberdade de ir e vir, pura e simplesmente. A maior dor de Lula é não poder abraçar o seu povo neste momento, coisa que ele fez durante a vida toda e que é parte integrante de sua rotina espiritual e humana.

Lula está orando por todos nós neste momento. E não porque ele quer que o PT vença as eleições, mas apenas porque ele é um homem de fé. Lula é um cristão apaixonado pelo seu país e pelo seu povo.

Segundo Frei Betto, Lula jamais tocou em um prato de comida sem antes rezar e agradecer a Deus. O frade dominicano diz ser esta uma prática por demais arraigada em Lula. Nem em almoços oficiais com chefes de Estado ele se esqueceu de seu ritual sagrado, particular, consagrado também a sua mãe Dona Lindu, emanação de espiritualidade e caráter que habita a sua simplicidade de homem do povo.

E se Lula ora por nós e pelo país, nós lhe devemos a reverência. Ele se sacrifica por todos nós.

Neste momento em que sua ausência é tão sentida, seja por sua inteligência política, seja por sua sensibilidade amorosa, é preciso fazer Lula presente, de todas as formas.

O país sente a falta de Lula, de sua voz, de seu sorriso, de sua luminosidade, de sua humanidade. Sem Lula, o Brasil fica triste, acuado, com medo.

O momento é de muita seriedade e disciplina política – e existencial. É preciso, nestes instantes que precedem o dia da eleição, refazer a conexão político-espiritual com Lula.

O golpe não se engana: afastar o corpo e a voz de Lula do cenário eleitoral é a única e mais importante estratégia do submundo egoísta e egocêntrico que parasita o nosso país. A privação de sua presença é sentida pelo povo e provoca sentimentos de desterro e desalento.

É preciso vencer mais essa batalha que é ter Lula aonde ele sempre esteve, que é bem dentro do coração da democracia e dos nossos próprios corações democráticos.

Lula esteve presente em todas as eleições brasileiras desde o fim da ditadura militar. Estava em 1989, estava em 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014, senão na cédula, como líder máximo do processo.

É a primeira vez na história recente que Lula não estará presente fisicamente, embora ele lidere o processo da mesma maneira, mas com muitas dificuldades – pois não é trivial liderar o processo eleitoral de dentro de uma prisão.

É muito emblemático perceber que, sem Lula, o processo eleitoral brasileiro, a despeito de toda a força de Haddad e da frente progressista que se formou em torno dele, torna-se sequestrado por discursos de ódio, por enunciados vazios e por chantagens de mercado puras e simples.

É preciso resistir a tudo isso. É preciso reinvestir Fernando Haddad de Lula nessa reta final. É preciso recobrar a emoção que sempre foi o elo de ligação entre Lula, a democracia e o povo.

É preciso adensar a figura de Haddad neste processo de ligação. É Lula – democracia – Haddad – povo.  A memória política de uma eleição é vertiginosa e troca “de mãos” várias vezes. A ordem é não esquecer de Lula e não esquecer que ele é Haddad nesta cédula eleitoral.

Nós devemos essa deferência àquele que foi e é o nosso maior líder político da história, o homem que realmente levou o discurso à prática e até o superou, com processos virtuosos de governança e de amor real pelo seu povo.

Essa vitória a Lula o povo brasileiro saberá dar e saberá comunicar a ele, bem ali, entre as duas araucárias que iluminam sua conexão infinita com o povo que o ama e que quer vê-lo feliz de novo.


RICARDO STUCKERT

Artigo publicado originalmente em https://www.brasil247.com/pt/colunistas/gustavoconde/370974/Lula-estar%C3%A1-presente-no-domingo-de-elei%C3%A7%C3%A3o-atrav%C3%A9s-de-sua-imensa-espiritualidade-pol%C3%ADtica.htm

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-146Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-048Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-078Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-154Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-210Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-385Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0789Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1234Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1404Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1508Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?