Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
A morte de Israel. Por Chris Hedges
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cidadania
Seg, 18 de Dezembro de 2023 04:13

chris-hedgesIsrael parecerá triunfante depois de terminar a sua campanha genocida em Gaza e na Cisjordânia. Apoiado pelos Estados Unidos, alcançará o seu objectivo demente.

Os seus ataques assassinos e a violência genocida exterminarão ou limparão etnicamente os palestinianos. O seu sonho de um Estado exclusivamente para judeus, com quaisquer palestinos que permaneçam desprovidos de direitos básicos, será realizado. Ele irá deleitar-se com a sua vitória sangrenta. Irá celebrar os seus criminosos de guerra. O seu genocídio será apagado da consciência pública e lançado no enorme buraco negro da amnésia histórica de Israel. Aqueles que têm consciência em Israel serão silenciados e perseguidos.

Mas quando Israel conseguir dizimar Gaza – Israel fala de meses de guerra – terá assinado a sua própria sentença de morte. A sua fachada de civilidade, o seu suposto respeito pelo Estado de direito e pela democracia, a sua história mítica dos corajosos militares israelitas e do nascimento milagroso da nação judaica, ficarão em montes de cinzas. O capital social de Israel será gasto. Será revelado como um regime de apartheid feio, repressivo e cheio de ódio, alienando as gerações mais jovens de judeus americanos. O seu patrono, os Estados Unidos, à medida que as novas gerações chegam ao poder, distanciar-se-ão de Israel da mesma forma que se distanciam da Ucrânia. O seu apoio popular, já corroído nos EUA, virá dos fascistas cristianizados da América que vêem o domínio de Israel sobre a antiga terra bíblica como um prenúncio da Segunda Vinda e vêem na sua subjugação dos árabes um racismo e uma supremacia branca semelhantes.

O sangue e o sofrimento palestinos – 10 vezes mais crianças mortas em Gaza do que em dois anos de guerra na Ucrânia – abrirão o caminho para o esquecimento de Israel. As dezenas, talvez centenas, de milhares de fantasmas terão a sua vingança. Israel tornar-se-á sinónimo das suas vítimas, tal como os turcos são sinónimos dos arménios, os alemães são sinónimos dos namibianos e, mais tarde, dos judeus, e os sérvios são sinónimos dos bósnios. A vida cultural, artística, jornalística e intelectual de Israel será exterminada. Israel será uma nação estagnada onde os fanáticos religiosos, os fanáticos e os extremistas judeus que tomaram o poder dominarão o discurso público. Encontrará os seus aliados entre outros regimes despóticos. A repugnante supremacia racial e religiosa de Israel será o seu atributo definidor, razão pela qual os supremacistas brancos mais retrógrados dos EUA e da Europa, incluindo filo-semitas como John Hagee, Paul Gosar e Marjorie Taylor Greene, apoiam fervorosamente Israel. A alardeada luta contra o anti-semitismo é uma celebração mal disfarçada do Poder Branco.

Os despotismos podem existir muito depois de terem vencido. Mas eles são terminais. Não é preciso ser um estudioso da Bíblia para ver que o desejo de Israel por rios de sangue é a antítese dos valores fundamentais do Judaísmo. A cínica armamento do Holocausto, incluindo rotular os palestinianos como nazis, tem pouca eficácia quando se leva a cabo um genocídio transmitido em directo contra 2,3 milhões de pessoas presas num campo de concentração.

As nações precisam de mais do que força para sobreviver. Eles precisam de uma mística. Esta mística proporciona propósito, civilidade e até nobreza para inspirar os cidadãos a sacrificarem-se pela nação. A mística oferece esperança para o futuro. Ele fornece significado. Ele fornece identidade nacional.

Quando as místicas implodem, quando são expostas como mentiras, uma base central do poder estatal entra em colapso. Relatei a morte das místicas comunistas em 1989, durante as revoluções na Alemanha Oriental, na Checoslováquia e na Roménia. A polícia e os militares decidiram que não havia mais nada a defender. A decadência de Israel gerará a mesma lassidão e apatia. Não será capaz de recrutar colaboradores indígenas, como Mahmoud Abbas e a Autoridade Palestiniana – insultados pela maioria dos palestinianos – para cumprirem as ordens dos colonizadores. O historiador Ronald Robinson cita a incapacidade de recrutar aliados indígenas por parte do Império Britânico como o ponto em que a colaboração se inverteu em não cooperação, um momento decisivo para o início da descolonização. Quando a não-cooperação das elites nativas se transformar em oposição activa, explica Robinson, a “rápida retirada” do Império estará assegurada.

Tudo o que resta a Israel é a escalada da violência, incluindo a tortura, que acelera o declínio. Esta violência generalizada funciona a curto prazo, como aconteceu na guerra travada pelos franceses na Argélia, na Guerra Suja travada pela ditadura militar argentina e durante o conflito britânico na Irlanda do Norte. Mas a longo prazo é suicida.

“Poder-se-ia dizer que a batalha de Argel foi vencida através do uso da tortura”, observou o historiador britânico Alistair Horne, “mas que a guerra, a guerra da Argélia, foi perdida”.

O genocídio em Gaza transformou os combatentes do Hamas em heróis no mundo muçulmano e no Sul Global. Israel pode acabar com a liderança do Hamas. Mas os assassinatos passados ??– e actuais – de dezenas de líderes palestinianos pouco fizeram para atenuar a resistência. O cerco e o genocídio em Gaza produziram uma nova geração de jovens profundamente traumatizados e enfurecidos, cujas famílias foram mortas e cujas comunidades foram destruídas. Estão preparados para ocupar o lugar de líderes martirizados. Israel enviou o stock do seu adversário para a estratosfera.

Israel estava em guerra consigo mesmo antes de 7 de Outubro. Os israelitas protestavam para impedir a abolição da independência judicial pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Os seus fanáticos e fanáticos religiosos, actualmente no poder, montaram um ataque determinado ao secularismo israelita. A unidade de Israel desde os ataques é precária. É uma unidade negativa. É mantido unido pelo ódio. E mesmo este ódio não é suficiente para impedir os manifestantes de condenarem o abandono, pelo governo, dos reféns israelitas em Gaza.

O ódio é uma mercadoria política perigosa. Depois de acabar com um inimigo, aqueles que alimentam o ódio vão em busca de outro. Os “animais humanos” palestinos, quando erradicados ou subjugados, serão substituídos por apóstatas e traidores judeus. O grupo demonizado nunca poderá ser redimido ou curado. Uma política de ódio cria uma instabilidade permanente que é explorada por aqueles que procuram a destruição da sociedade civil.

Israel estava muito adiantado neste caminho em 7 de Outubro quando promulgou uma série de leis discriminatórias contra não-judeus que se assemelham às racistas Leis de Nuremberga que privaram os judeus de direitos na Alemanha nazi. A Lei de Aceitação das Comunidades permite que assentamentos exclusivamente judaicos proíbam candidatos a residência com base na “adequação à perspectiva fundamental da comunidade”.

Muitos dos jovens e mais instruídos de Israel deixaram o país para lugares como o Canadá, a Austrália e o Reino Unido, com cerca de um milhão a mudar-se para os Estados Unidos. Até a Alemanha assistiu a um influxo de cerca de 20 mil israelitas nas primeiras duas décadas deste século. Cerca de 470 mil israelitas deixaram o país desde 7 de Outubro. Em Israel, defensores dos direitos humanos, intelectuais e jornalistas – israelitas e palestinianos – são atacados como traidores em campanhas difamatórias patrocinadas pelo governo, colocados sob vigilância estatal e sujeitos a detenções arbitrárias. O sistema educacional israelense é uma máquina de doutrinação para os militares.

O académico israelita Yeshayahu Leibowitz advertiu que se Israel não separasse a Igreja do Estado e acabasse com a ocupação dos palestinianos, daria origem a um Rabinato corrupto que transformaria o Judaísmo num culto fascista. “Israel”, disse ele, “não mereceria existir e não valerá a pena preservá-lo”.

A mística global dos EUA, depois de duas décadas de guerras desastrosas no Médio Oriente e do ataque ao Capitólio em 6 de Janeiro, está tão contaminada como o seu aliado israelita. A administração Biden, no seu fervor de apoiar incondicionalmente Israel e apaziguar o poderoso lobby israelita, contornou o processo de revisão do Congresso com o Departamento de Estado para aprovar a transferência de 14.000 cartuchos de munições de tanques para Israel. O secretário de Estado, Antony Blinken, argumentou que “existe uma emergência que exige a venda imediata”. Ao mesmo tempo, apelou cinicamente a Israel para que minimizasse as baixas civis.

Israel não tem intenção de minimizar as baixas civis. Já matou 18.800 palestinos, 0,82% da população de Gaza – o equivalente a cerca de 2,7 milhões de americanos. Outros 51 mil ficaram feridos. Metade da população de Gaza está a morrer de fome, de acordo com a ONU. Todas as instituições e serviços palestinianos que sustentam a vida – hospitais (apenas 11 dos 36 hospitais em Gaza ainda estão “parcialmente a funcionar”), estações de tratamento de água, redes eléctricas, sistemas de esgotos, habitação, escolas, edifícios governamentais, centros culturais, sistemas de telecomunicações, mesquitas, igrejas, pontos de distribuição de alimentos da ONU — foram destruídos. Israel assassinou pelo menos 80 jornalistas palestinos, juntamente com dezenas de seus familiares, e mais de 130 trabalhadores humanitários da ONU, juntamente com membros de suas famílias. As baixas civis são o ponto principal. Esta não é uma guerra contra o Hamas. É uma guerra contra os palestinos. O objectivo é matar ou retirar 2,3 milhões de palestinianos de Gaza.

A morte a tiro de três reféns israelitas que aparentemente escaparam aos seus captores e se aproximaram das forças israelitas sem camisa, agitando uma bandeira branca e pedindo ajuda em hebraico não é apenas trágico, mas também um vislumbre das regras de envolvimento de Israel em Gaza. Essas regras são: mate qualquer coisa que se mova.

Como escreveu no Yedioth Ahronoth o major-general israelense aposentado Giora Eiland, que anteriormente chefiou o Conselho de Segurança Nacional de Israel: “[O] Estado de Israel não tem escolha a não ser transformar Gaza em um lugar onde seja temporária ou permanentemente impossível viver. …Criar uma crise humanitária grave em Gaza é um meio necessário para atingir o objectivo.” “Gaza se tornará um lugar onde nenhum ser humano poderá existir”, escreveu ele. O Major General Ghassan Alian declarou que em Gaza “não haverá electricidade nem água, só haverá destruição. Você queria o inferno; você vai pegar o inferno.”

A presidência de Biden, que ironicamente pode ter assinado a sua própria certidão de óbito político, está ligada ao genocídio de Israel. Tentará distanciar-se retoricamente, mas ao mesmo tempo canalizará os milhares de milhões de dólares em armas exigidos por Israel – incluindo 14,3 mil milhões de dólares em ajuda militar suplementar para aumentar os 3,8 mil milhões de dólares em ajuda anual – para “terminar o trabalho”. É um parceiro pleno no projecto de genocídio de Israel.

Israel é um estado pária. Isto foi publicamente demonstrado em 12 de Dezembro, quando 153 Estados-membros na Assembleia Geral da ONU votaram a favor de um cessar-fogo, com apenas 10 – incluindo os EUA e Israel – a oporem-se e 23 a absterem-se. A campanha de terra arrasada de Israel em Gaza significa que não haverá paz. Não haverá solução de dois estados. O apartheid e o genocídio definirão Israel. Isto pressagia um conflito longo, longo, que o Estado Judeu não poderá vencer em última análise.

Chris Hedges

Jornalista vencedor do Pulitzer Prize (maior prêmio do jornalismo nos EUA), foi correspondente estrangeiro do New York Times, trabalhou para o The Dallas Morning News, The Christian Science Monitor e NPR.

Artigo publicado originalmeente no The Chris Hedges Report. E traduzido para o Brasil 247

Compartilhe:

Última atualização em Sáb, 23 de Dezembro de 2023 02:29
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-085Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-050Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-055Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-166Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-270Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-376Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0942Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1038Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1371Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1492Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?