Como uma boa notícia como a da inflação se transforma em duas más notícias por Paulo Nogueira |
Dando o que Falar | |||
Sáb, 09 de Agosto de 2014 14:55 | |||
A taxa de inflação de julho foi a menor nos últimos quatro anos. Esta é, claramente, uma boa notícia para o Brasil. Você diariamente lê e ouve informações apocalípticas sobre a inflação. E os brasileiros sabem o que inflação significa. Nos dias de Sarney – e de Mailson, hoje transformado em professor de economia em colunas e artigos na mídia – a inflação chegou a 80%. Ao mês. De novo: aquela é uma boa notícia. Como você faz para lidar com ela, se você gostaria secretamente que a taxa disparasse para usar isso contra Dilma? Um giro breve pela imprensa me mostrou, ou me confirmou, que há dois caminhos. O mais simples é ignorar, e torcer para que o leitor não perceba e não se sinta prejudicado pela desinformação. Foi o que a Veja fez em seu site. O segundo é embrulhar a boa notícia cuidadosamente em duas más notícias. Foi o que o Jornal da Globo fez. Ali está dito, logo na primeira linha, que o que fez a inflação baixar foram os juros altos e a baixa taxa de crescimento. Dois fatos negativos – juros altos e crescimento baixo – obliteram a informação positiva. Isso quer dizer que você fica sem possibilidade de ser elogiado no campo da inflação. Se ela sobe, você é o responsável. Dilma e equipe, quero dizer. Se ela desce, você não tem mérito nenhum. É culpado, na verdade, pelas coisas ruins associadas à boa notícia. No caso, os juros altos e o baixo crescimento. E note: controlar a inflação sempre se fez exatamente assim. Você eleva os juros, e isso diminui o consumo porque o crédito fica mais caro. Menos consumo significa menos inflação. E menos crescimento, também. Quando, num momento de desconcertante franqueza, Aécio prometeu a empresários “medidas impopulares”, estava se referindo exatamente a isso. Foi aplaudido pela plateia. E na hipótese de fazer isso como presidente, caso se eleja, em algum momento aparecerá a notícia de uma baixa taxa de inflação. A Veja não a omitirá. O Jornal da Globo não fará ressalvas. Essa a diferença. O público das grandes empresas de jornalismo é constantemente manipulado. A sorte, para a sociedade, é que a internet oferece hoje um contraponto. Ou seríamos todos, ou quase todos, manipulados. Artigo publicado em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-uma-boa-noticia-como-a-da-inflacao-se-transforma-em-duas-mas-noticias/
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