Salvador, 23 de September de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Pais e filhos encaram uma nova adolescência
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 12 de Agosto de 2019 10:52

ARVORAR_divulgao_-_foto_Raul_SpinasseMães, pais, professores e outros cuidadores querem saber: o que aflige o jovem de hoje e como lidar com isso? Devido à grande procura pelo primeiro evento e para contemplar o grande número de interessados, a Arvorar Desenvolvimento Humano marcou uma nova data para a roda de conversa “Adolescer em um mundo adolescente: a família diante de novos riscos e oportunidades”, no próximo dia 12/08 (segunda-feira).

O encontro é uma ação dentro do Programa *Arvorar Jovem*, desenvolvido pela Arvorar Desenvolvimento Humano, e acontece às 19h, no Colégio Integral, com entrada franca e aberta ao público externo. As inscrições podem ser feitas diretamente no Colégio Integral ou pelo telefone 71 2101-5000. O debate visa refletir sobre os desafios encarados durante a adolescência, fase naturalmente crítica da vida, no âmbito da sociedade atual, que também se encontra em um momento crítico.

“Nossa sociedade tem passado por transformações rápidas e profundas em todos os seus níveis, marcada por oscilações aparentemente caóticas, avanços e retrocessos, insegurança, extremismos, rompantes e busca de um sentido maior – da mesma forma que o adolescente”, aponta Feizi Milani, médico e terapeuta que é o palestrante a abrir a roda de conversa.

Dados

É nesse cenário que questões como _Cyberbullying_, automutilação, isolamento social e epidemias de ansiedade, depressão e dependência da tecnologia, somam-se a outras já conhecidas, como o abuso de álcool e drogas, comportamentos de risco e desinteresse pelos estudos. No mundo, o suicídio já é a segunda causa de morte entre adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, segundo o Mapa da Violência, entre 2000 e 2015 eles aumentaram 65% dos 10 aos 14 anos e 45% dos 15 aos 19 anos. Outro estudo, lançado pela American Psychological Association no ano passado, a partir de pesquisa feita com mais de um milhão de jovens de 13 a 18 anos nos Estados Unidos, apresenta uma queda abrupta no índice de autoavaliação do bem-estar entre jovens a partir de 2012 e indica uma correlação entre o fato e a ascensão das redes sociais e dos smartphones. Para pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que cruzaram dados do SUS (Sistema Único de Saúde), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Coeficiente Gini (que mede desigualdade), além da popularização da internet, as mudanças sociais no país e a falta de políticas públicas de combate ao suicídio estão também entre as principais razões para esse aumento.

O problema não é apenas dos jovens e falar sobre isso com eles, contextualizado ao mundo em que vivemos, é fundamental para seu bom desenvolvimento e a construção de relacionamentos saudáveis. “Devemos ter uma postura ativa diante dessas questões e aprofundar as reflexões de forma a transformar os riscos e desafios em oportunidades de crescimento tanto para os adolescentes como para a própria sociedade – e os pais têm um papel fundamental neste processo”, avalia Eduardo Santos, psicólogo e consultor em educação e desenvolvimento social, responsável pela Arvorar, que promove o evento. Eduardo é também pai de três adolescentes.

Arvorar - Desenvolvimento Humano

A Arvorar é uma empresa dedicada ao desenvolvimento das potencialidades de pessoas, comunidades e organizações. Atua na área da educação, desenvolvimento social e programas de formação, voltados para todas as idades. Possui expertise em projetos e ações para o desenvolvimento de adolescentes e jovens - como o programa Arvorar Jovem, um espaço de convívio, reflexão e ação, que estimula o protagonismo juvenil, o exercício da cidadania, a busca pelo conhecimento e o aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais, promovendo o empoderamento para a vida.

Com atuação preventiva aos riscos identificados para a adolescência, o programa Arvorar Jovem promove o encontro semanal de grupos de adolescentes. Acompanhados por mediadores qualificados, eles exploram temas pertinentes a esta etapa da vida e realizam atividades vivenciais para despertar a consciência si mesmos, sobre o mundo ao seu redor e sobre o seu papel nos processos de melhoramento social.

A iniciativa inclui a realização de atividades culturais, a reflexão sobre o panorama social de nossa época e a identificação e o engajamento em uma ação social escolhida pelo grupo.  “Participar de grupos como o Arvorar permite aos adolescentes colocarem a mão na massa e expressarem seus talentos e habilidades em ações relevantes para eles e para a sociedade”, avalia o psicólogo responsável.

O convidado

Dr. Feizi Milani é doutor em Saúde Pública pela UFBA, médico e terapeuta. Especialista em adolescência, trabalha voltado a este público há 25 anos, tendo ministrado mais de 900 palestras no Brasil e em outros 10 países sobre diversos temas ligados ao universo adolescente, como cultura de Paz e protagonismo juvenil. É autor e co-autor de 19 livros, dentre eles “Cultura de Paz - Estratégias, Mapas e Bússolas” e “Tá combinado: construindo um pacto de convivência na escola”, e professor na UNEB e na Escola Bahiana de Medicina. Fundador e Diretor do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos (INPAZ), é também Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e foi agraciado com o Prêmio Cidadania Mundial em 1999.

SERVIÇO

Adolescer em um mundo adolescente: a família diante de novos riscos e oportunidades

Roda de Conversa com Dr. Feizi Milani – Médico e Terapeuta (2ª edição)

12 de agosto (segunda-feira), às 19h

Local: Colégio Integral (R. Fernando Menezes de Góes, 570 – Pituba)

Entrada Franca | Vagas Limitadas

Inscrições no Colégio Integral ou pelo telefone: 71 2101-5000

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 06.03.19.031Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.253Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019
  • 05.03.19.102Carnaval no Pelô. Alb 1. 05 Mar 2019
  • 04.03.19.234-1Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 2. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.258Ilê Aiyê. Campo Grande. Alb 1. 04 Mar 2019
  • 04.03.19.142Mudança do Garcia. Festa Ednice. 04 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Cocaina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?