Salvador, 10 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
"Empreender é ConFiar" - BaZá RoZê fecha março com destaque à força dos negócios movidos por mulheres
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 22 de Março de 2023 00:52

Band_Flor_de_ImbuiaOs jardins do Palacete das Artes, no bairro da Graça, serão pela 12ª vez o solo que faz florescer a principal iniciativa de promoção e encontro da potência criativa do empreendedorismo feminino e feminista de Salvador. No próximo fim de semana (dias 25 e 26 de março), o BaZá RoZê fecha o Verão com arte, moda, artesanato, gastronomia e oportunidades para pessoas de todos os gêneros e idades.

 

Na edição do mês da mulher, a Feira que se tornou referência como vitrine para o potencial autoral, criativo e artístico de empreendedoras que compõem a Rede RoZê, terá como tema "Empreender é ConFiar". “São muitas histórias costuradas em um grande encontro que preza pela liberdade criativa e a força do coletivo. Empreender para muitas mulheres, é acreditar em si mesma e ter coragem de levar adiante sonhos, projetos e ideais. Ao promovermos a ação do ConFiar mostramos como a rede é uma grande potência”, reflete Brenda Medeiros, idealizadora e curadora do projeto.


De 2018 até os dias atuais, a Rede RoZê sobreviveu ao impacto econômico e emocional provocado pela pandemia e vem contribuindo para a geração de oportunidades para as mulheres, público mais atingido economicamente durante a crise sanitária. E hoje contabiliza mais de 30 edições presenciais, pelas quais passaram cerca de 600 expositores, quase 100 atrações musicais ou de artes cênicas e um público médio de mil pessoas por edição. A Rede RoZê, nascida no BaZá, conta com mais de 100 empreendedoras /es ativas/os.


Feira Artística Feminina – Um misto de movimento cultural, espaço de economia criativa sustentável, lazer ao ar livre, gastronomia e afirmação feminista. No BaZá RoZê, artistas e artesãs, ao lado de pessoas de todos os gêneros, também produzem arte para expressar quem são, o que sentem, o que desejam. E encontram um local acolhedor para oferecerem ao público o produto de sua sensibilidade, movendo trocas de ideias e possibilidades, além de gerar sustentabilidade no tear do empreender com viés socialmente responsável. As pessoas que expõem a cada edição levam produtos com forte valor autoral. São criações e projetos únicos realizados por gente que preserva sua individualidade no fazer artístico unindo num propósito maior como rede. O feminismo aflora de maneira espontânea entre o empreendedorismo e a arte. " Somos um universo de todos os gêneros, apostando na criatividade para amadurecermos e florescermos juntes, através da produção autoral e artesanal conectada por várias mãos”, completa Medeiros.


Música e Circo – O BaZá RoZê é um movimento cultural que também abriga multilinguagens artísticas, e nesta edição de março, além da música que embala expositores/as e público, a feira aproveita também para homenagear o Dia Nacional do Circo, celebrado em 27 de março, com artistas de várias partes do mundo residentes na capital baiana. Quem abre a programação circense (sab/16h) é a palhaça Kuia com intervenções pelo espaço junto ao público dentro e fora da feira ( sáb/14h); a artista belga Pauline Zoé se apresenta em seguida com o espetáculo “A Esfera” (sáb/16h) que une dança,  malabarismo, bambolê e roda cyr. No domingo, a programação conta com a presença da uruguaia Faustina interagindo com o público com perna de pau (dom/14h); e em seguida, a dupla Alexis Ayala e Pauline Zoé da Cia Circonstance apresenta “Por Acaso” (dom/16h). A música no sábado fica por conta do show da banda feminina de forró - Flor de Imbuia (sáb/17h30); e domingo às 17h, será a vez de Sandra Simões acompanhada ao piano por Estevam Dantas com o show "Cantando Veloso". O encerramento fica por conta do jazz da banda Geleia Solar, liderada pelo músico Ivan Huol e convidados (dom/18h30).


Exposição – “As poéticas visuais de Juarez Paraíso” está em cartaz na Sala Contemporânea do museu Palacete das Artes, das 13h às 18h. A mostra, que já recebeu quase 10 mil visitantes, reúne mais de 90 obras de sete décadas de vida artística do mestre Paraíso e ainda homenageia os 145 anos de fundação da Escola de Belas Artes da Ufba.


Sobre a nossa Rede – A Rede RoZê nasceu há quase 5 anos, idealizada pela jornalista e produtora cultural Brenda Medeiros, com a Feira que teve suas primeiras edições na Casa Rosada dos Barris. Inspirado pelo respeito às diversidades de grupos, raças e gêneros e aliado ao objetivo de democratizar artes para pessoas de todas idades por meio da produção de artesanato sem preconceitos (moda, acessórios, utilitários e gastronomia), o BaZá RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais soteropolitanos, como a Aliança Francesa, Verão da OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia (Pelourinho), Casa Ninja Bahia (Rio Vermelho) ,Virada Sustentável (Palacete das Artes), Festivais de música, como o Sangue Novo (Trapiche) e Radioca (Fábrica Cultural- Ribeira), contribuindo para democratizar o acesso à arte e à cultura.


Serviço:

BaZá RoZê - edição de março "Empreender é ConFiar"

25 e 26 de março de 2023 (sábado e domingo) das 13h às 20h

Palacete das Artes - Rua da Graça, 284, Graça - Salvador (BA)

Contribuição artística: R$ 10 (valor mínimo) a partir das 17h (antes, opcional)

Instagram: @bazaroze

 

SÁBADO E DOMINGO (25 E 26/03) 13H30 – DISCOTECAGEM – THIAGO VERDEEE

Set list que passeia do contemporâneo aos clássicos da música pop nacional e internacional.

@verdeee


SÁBADO (25/03) 14H - PALHAÇA KUIA em INTERVENÇÕES PELO ESPAÇO

A palhaça Kuia  convida o público RoZê a passear pela feira de maneira inusitada, cômica e surpreendente.

@palhacakuia


SÁBADO (25/03) 16H – PAULINE ZOÉ – ESPETÁCULO: A ESFERA

A artista belga em “EsFeRa“ une a dança, o malabarismo, o bambolê, a roda cyr e a acrobacia criando coreografias poéticas e elaboradas. Um espetáculo muito emocionante que transporta o público para um outro estado de sensibilidade. Em um ambiente contemporâneo e emotivo onde existem muitos círculos, de todos os tamanhos, com os quais a artista cria movimentos fluidos e figuras geométricas com cada um destes elementos que predominam no espectáculo, cada um com seu significado.

@pauline_zoe_circo


SÁBADO (25/03) 17H30 – SHOW DA BANDA FLOR DE IMBUIA

Criada em 2018, a Flor de Imbuia é uma banda formada na sua totalidade por mulheres e pioneira na inserção da rabeca na cena de forró soteropolitana, sendo considerada a primeira banda de Forró de Rabeca de Salvador. A Flor de Imbuía é guiada pelas raízes da música popular tradicional e pela riqueza instrumental, rítmica e poética nordestina, que se conecta à ancestralidade criando uma sonoridade contemporânea. No repertório, além do forró de rabeca: xote, maracatu, baião, cirandas, cocos, são cantados e tocados reinterpretando composições de grandes mestras e mestres da cultura popular e ora executando músicas de autoria do grupo – a exemplo do álbum "Cantos de Pisar o Chão", com 8 faixas inéditas, lançado em 2021, disponível em todas as plataformas digitais.

@flordeimbuia


DOMINGO (26/03) 14H – FAUSTINA – PERNA DE PAU

Mestre de cerimônia que recepciona o público com uma performance artística e integrativa sobre perna de pau.

@faustinapineyrua


DOMINGO (26/03) 16H – CIA CIRCONSTANCE – ESPETÁCULO “POR ACASO”
Por Acaso é um espetáculo interpretado pelos artistas Pauline Zoé e Alexis Ayala que se passa como um encontro de dois mundos, unidos no trânsito do andar e atraídos pelas suas coincidências. Entre círculos, dividem e compartilham ideias, unindo suas forças e vivências para deixar os sonhos voarem… como o acaso e não é mais uma coisa do azar…

@cia.circonatance


DOMINGO (26/03) 17H – SANDRA SIMÕES – show "Cantando Veloso"

Desde 2006, Sandra Simões encanta plateias com o show Cantando Veloso, uma homenagem a Caetano, esse grande artista, referência na carreira da cantora. Em 2012, o compositor participou do CD de Sandra na faixa do samba rock “Cara de Pau”; no mesmo álbum a cantora nos presenteou com uma versão linda de Zera a Reza. O show Cantando Veloso já teve diversas versões e realizou temporadas em teatros, espaços culturais, praças, feiras literárias, etc. O repertório escolhido para essa formação é baseado na memória afetiva da cantora em relação à obra de Caetano Veloso. No BaZá RoZê, a artista é acompanhada pelo músico Estevam Dantas ao piano.

@sandrasimoes_oficial


DOMINGO 26/03 – 18H30 – GELEIA SOLAR

Parceira do BaZá RoZê desde a primeira edição da feira, em 2018 na Casa Rosada, o quarteto Geleia Solar é a banda base da JAM no MAM. A Geleia Solar faz interpretações únicas para performances que mesclam Standards do jazz a seu repertório autoral e às muitas referências rítmicas da cultura baiana. O repertório vai do jazz ao blues, passando pela MPB e o samba, além de muita improvisação. O quarteto é composto por Alexandre Vieira no baixo (@alexandrevieiramusica), Bruno Aranha ao piano (@bruno_aranha), Ivan Huol na bateria e Matias Traut no trombone de vara (@el_tombon).

@jamnomam

Compartilhe:

Última atualização em Qua, 22 de Março de 2023 03:58
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-143Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-046Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-052Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-128Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-233Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-319Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1008Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1014Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1301Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1651Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?