Salvador, 05 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Jovens singram a Baía de Todos os Santos para participar de “Uma Quarta de FreePelô”
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 08 de Novembro de 2023 11:36

Luiza_MeirelesUma centena de jovens estudantes e seus professores cruzarão a Baía de Todos os Santos na manhã da próxima quarta-feira, dia 08 de novembro, para participar, a partir das 10h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, do projeto “Uma Quarta de FreePelô”. Eles vão chegar da Ilha de Maré, uma das ilhas bairro de Salvador, saindo das escolas municipais de Bananeira, Botelho e Claudemira Santos Lima.

No Museu Eugênio Teixeira Leal os jovens vão se encontrar com a escritora Luiza Meireles e participar do projeto "Você também pode ser um autor mirim!".

Luiza Meireles, que tem 13 anos, vai, além de mostrar os benefícios da leitura, compartilhando histórias criadas de criança para criança, incentivar as crianças a também se tornarem escritores mirins, desenvolvendo suas próprias narrativas, utilizando o método que ela criou e utilizou para escrever seus três livros.

Durante a manhã, que será especial, Luiza vai falar sobre os seus livros “A menina que morava no Hotel de Cabeça para Baixo”, “Mickey, o extraordinário do skate!” e “Melissa, a modelo sem sapato”, que abordam a temática das diferenças, com personagens cheios de características especiais, que vivem muitas aventuras e desvendam mistérios.

Vai também compartilhar sua experiência de escrita ainda na infância e sua relação com o hábito da leitura; fazer uma contação de história de um dos seus livros, para que, através do seu exemplo, outras crianças se sintam estimuladas a seguirem seus sonhos, bem como compreenderem quantos benefícios elas também podem alcançar através da leitura; e, no final ouvir a plateia e responder perguntas, curiosidades e dúvidas.

Quem é essa menina - Luiza Meireles é uma menina muito curiosa, adora falar sobre tudo nos mínimos detalhes, além de ter uma especial fascinação por conhecer novos lugares. Hoje ela tem 13 anos, está no 8º ano do Ensino Fundamenta. Ela escreveu seu primeiro livro quando tinha sete anos.

Em junho de 2018, em uma fogueira que seu pai faz na porta de casa, ao ser questionada sobre o que gostaria de fazer quando crescesse ela logo disse: escrever um livro! Foi então induzida a pensar que não precisaria esperar para realizar esse sonho e assim ela agarrou a oportunidade e em três dias sua história estava pronta.

O mais legal é que Luiza não parou. Ela continua escrevendo novas histórias e em junho de 2020, em meio a pandemia de Covid-19, Luiza lançou seu segundo livro, “Mickey, o extraordinário do skate!”, participando de muitos eventos virtuais, a exemplo dos Ensaios da FliPF 2020 - Festa Literária Internacional da Praia do Forte.

E, pensando em tudo isso, no ano de 2021, Luiza lançou seu terceiro livro “Melissa, a modelo sem sapato”, na Flipelô 2021–Festa Literária Internacional do Pelourinho. Este livro foi editado pela Cria Criança Editora, exclusiva para a publicação de produções de autores mirins. Junto com sua mãe ,Juliana, Luiza decidiu que poderia, com a criação dessa editora, auxiliar ainda mais as crianças que desejam publicar suas histórias e, assim, realizou mais esse sonho.

Com seus livros Luiza já participou de diversos eventos literários, lançamentos em livrarias e, recentemente, transformou o método que utilizou para escrever suas próprias histórias em um modelo que ela chamou de “um esqueleto para sua história”, o qual ela compartilha com outras crianças em seus encontros escolares, no projeto Você também pode ser um autor mirim!.

O “Uma Quarta de FreePelô é uma ação promovida pela Fundação Casa de Jorge Amado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, com apoio do Sesc Bahia.

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminh oneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação e Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 49 0 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado

Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é po nto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.

Serviço:

Uma Quarta de FreePelô

Data: 08 de novembro

Horário: a partir das 10h

Local: Museu Eugênio Teixeira Leal

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-107Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-052Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-077Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-102Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-259Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-327Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1002Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1038Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1333Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1527Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?