Salvador, 30 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Projeto Pé de Feijão abre inscrições para formação de professores da rede pública e de projetos sociais
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 14 de Março de 2024 00:09

Debora_Landim_artista_e_doutora_em_Teatro_pela_UFBA_foto_divulgao_1Mais uma etapa fundamental do projeto Pé de Feijão Arte e Educação se aproxima: o encontro-experiência intitulado “Processo criativo na escola: Pés no chão e asas por voos?”, que propõe uma abordagem investigativa e compreensiva do trajeto artístico vivenciado entre educadores, crianças e jovens no espaço escolar. Conduzida pela artista-educadora e doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, Débora Landim, a formação de professores será no Museu de Arte da Bahia (MAB), dia 22/03, das 14h às 17h. Inscrições gratuitas através deste

link: https://forms.gle/akUVgJ9RqbH1bDGv9 .

 

“O fio condutor desse encontro é o diálogo, a escuta e a partilha de práticas em processos de criação. O ‘aprender a fazer’ como pilar estruturante. Acredita-se que, apesar das aparências, o ato de poder arriscar e riscar novos caminhos, impulsiona o criar, o fluir de princípios metodológicos como modos de composição educativo-artística”, explica Débora Landim.

Criado pela diretora artística e curadora Cristina Castro, em 2016, o Pé de Feijão Arte e Educação compõem o programa de formação para as artes do Teatro Vila Velha. O projeto une arte, sociedade, educação, ações de acessibilidade e um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas.

"Transformando Energia em Cultura"

Aprovado pela segunda vez consecutiva pelo edital nacional "Transformando Energia em Cultura", do Instituto Neoenergia, através do Fazcultura, o programa de formação do Teatro Vila Velha, em sua edição passada (2023), contemplou diretamente com as apresentações de espetáculos e as contações de histórias para crianças e jovens de escolas e instituições públicas, além das atividades para educadores, oficina de mediação e dos encontros com educadores, um total de 2.998 pessoas (duas mil novecentos e noventa e oito).

“Através do programa Pé de Feijão apresentamos o universo teatral para a plateia que estará construindo o futuro. Nele, o trabalho precioso da mediação cultural entre conteúdo, produção artística e educação se unem em prol de uma formação cidadã, trazendo novas perspectivas para reflexão de temas importantes e urgentes, e promovendo amplo acesso à cultura”, reflete Cristina Castro, coordenadora geral do programa.

O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio da Instituto Neoenergia, pelo edital nacional "Transformando Energia em Cultura", e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

SERVIÇO:

O quê: Pé de Feijão Arte e Educação abre inscrições para formação de professores

Quando: 22 de março

Horário: 14h às 17h

Local: Museu de Arte da Bahia - Corredor da Vitória

Inscrições: Gratuitas

Link: https://forms.gle/akUVgJ9RqbH1bDGv9

SOBRE DÉBORA LANDIM

Artista-Educadora. Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Experiência nas áreas de atuação em Teatro, Produção Cultural e Educação. Criou em 2000 no Teatro Vila Velha a Companhia Novos Novos, encenadora dos espetáculos: Imagina só...Aventura do fazer, Mundo Novo Mundo, Alices e Camaleões, Diferentes Iguais, Ciranda do Medo, Paparutas e Caderno de Rimas do João e sem rimas da Maria. Preparadora de elenco infantil para cinema nos filmes: Esses moços (Araripe Júnior), Eu me lembro (Edgard Navarro), Ana (Mariana Magnavita), Faroeste caboclo (René Sampaio - Globo Filmes). Coordenadora artístico-educativa do Projeto Arte no Currículo - UFBA e Secretaria Municipal de Salvador. Diretora Artística do FACE - Festival Anual da Canção Estudantil da Bahia. Coordenadora artístico-pedagógica do Programa de Qualificação em Artes da Bahia – FUNCEB e MEC. Atuou como educadora no Centro de Educação pelas Artes Hora da Criança (1999-2018). Educadora do Centro Estadual de Educação Profissional no Curso Técnico em Teatro do ICEIA (2019-2024).

 
SOBRE O TEATRO VILA VELHA


Prestes a completar 60 anos, em 31 de julho de 2024, o Teatro Vila Velha é um dos mais importantes e inovadores espaços de difusão artística do Brasil. Foi fundado em 1964 pela Companhia Teatro dos Novos, e está localizado em Salvador-BA. Tem como missão fomentar a criação artística coletiva e comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. O Vila mantém intensa programação presencial e virtual, tem seu próprio programa de formação artística, já revelou grandes nomes da arte nacional e recebe espetáculos e artistas do mundo inteiro. Atualmente, o Vila passa por uma reforma financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, deu início ao programa “O Vila Ocupa a Cidade”, uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha atuante e presente, ao longo de 2024, em diversos outros teatros e espaços culturais. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.

SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA

O Instituto Neoenergia integra o Investimento Social Privado da Neoenergia e promove ações que contribuem para a transformação das pessoas e do planeta nas regiões onde a empresa opera seus negócios. Por meio do desenvolvimento de programas e projetos próprios, além do apoio a iniciativas com uso de leis de incentivo, estimula o alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil, enfrentando desafios relacionados às questões econômicas, sociais e ambientais. Trabalha em prol da redução das desigualdades e da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, assim como pelo combate às mudanças climáticas e pela conservação da biodiversidade, por meio de cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.

Impactar positivamente a sociedade, criando um legado de sustentabilidade, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), é o principal objetivo do Instituto Neoenergia; concentrando sua energia em apoiar a construção de uma realidade melhor, buscando contribuir para que as gerações futuras desfrutem de um mundo com mais justiça, equidade e oportunidade para todos.

Compartilhe:

Última atualização em Qui, 14 de Março de 2024 04:15
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-171Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-042Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-081Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-176Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-240Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-344Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0777Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1172Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1421Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1469Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?