Salvador, 26 de September de 2018
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Ferramentas de planejamento são apresentadas a profissionais de comunicação em curso da ABERJE
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 14 de Setembro de 2018 03:23

Curso_ABERJESer capaz de adaptar o uso das ferramentas digitais existentes para a comunicação. Esse é um dos desafios apontados pelo pós-doutor em Comunicação pela ECA USP, Claudio Cardoso. Ele ministrou o curso “Comunicação Estratégica no Digital – Ameaças, Oportunidades, Metodologias e Ferramentas”, que teve seu segundo e último encontro realizado na noite de 11 de setembro na Arena Fonte Nova.

Promovido pelo Capítulo Bahia da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o curso foi dividido em dois módulos e foi uma oportunidade para os participantes terem acesso a uma atualização com um especialista de referência nacional sem precisar sair da capital baiana. Claudio, que também é professor da UFBA e criador da startup AltaMedia, apresentou aos profissionais de comunicação de empresas como a Petrobras, Fundação Odebrecht, Fecomércio-BA e Banco do Nordeste, ferramentas e metodologias para planejamento e gestão. Ao total, mais de 40 profissionais de comunicação participaram do treinamento.

Enquanto no primeiro encontro foi abordada a comunicação estratégica no contexto digital, no segundo os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as funcionalidades do Canvas Business Model para fazer um plano de comunicação e chegaram a se dividir em grupos para realização de um exercício prático. Além disso, Claudio destacou a importância de mensurar resultados das ações.

“A comunicação organizacional sempre teve dificuldades de avaliar seus resultados. As redes sociais criaram caminhos para avaliar os impactos das ações, mas mesmo assim é necessária uma atualização dos meios de medição tradicionais, como o clipping, e se aproximar de sistemas de avaliação que possam ser usados a favor da comunicação como geradora de valor ao negócio”, relatou o professor. Ele citou como exemplo o modelo do Canvas, uma ferramenta já existente que pode ser adaptada para a realização de um plano a partir da definição de pontos como objetivos, parceiros e recursos.

Alice Gallucci, que trabalha com comunicação interna na Petrobras, foi uma das participantes do curso e saiu de lá satisfeita. “Sempre existem novas ferramentas na nossa área e é muito bom se atualizar. Nos motiva e nos coloca em contato com colegas de outras empresas. Eu não conhecia algumas das ferramentas apresentadas e pretendo colocá-las em prática, principalmente o modelo de plano de comunicação baseado no Canvas”, destaca a profissional formada em Relações Públicas.

Quem também aproveitou os ensinamentos passados no curso foi a coordenadora de comunicação da Fecomércio-BA (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia), Délia Coutinho. “Eu já tinha ouvido falar do modelo Canvas, mas não da forma como foi apresentado. Gostei da forma como Claudio expôs, de forma didática, nos fazendo acreditar que é simples fazer o plano de comunicação”, declara.

Sobre o impacto do digital na área, a coordenadora diz que a Fecomércio-BA tem interesse em ampliar cada vez mais a presença online, e cita o exemplo das produções audiovisuais que começaram a ser feitas este ano e são disponibilizadas no canal do Youtube, além de serem compartilhadas no Facebook e Instagram da entidade. Até a revista, que é impressa, tem recebido QR-Codes que redirecionam para o conteúdo digital. “Os meios se transformam e se adaptam. O principal papel da comunicação é gerar valor ao negócio”, destaca.

O curso, que teve apoio da Arena Fonte Nova, Zygon e Odebrecht S.A., também é uma oportunidade de networking. “Queremos que as pessoas possam se conhecer, fazer relacionamento. Esses encontros funcionam como grandes fóruns, que alimentam iniciativas de transformação. É importante que os profissionais saiam daqui ‘inquietos’ para que atuem nos seus desafios”, afirma Marcelo Gentil, diretor do Capítulo Aberje Bahia.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 18.0.2018.025Discotecagem Dj Gug. Lebowski. 18 Ago 2018
  • 18.8.18.011Despedida de Zimba Selector. Red. 18 Ago 2018
  • 18.08.18.019Salsa Bahia. Boteco 68. 18 Agosto 2018
  • 10.08.2018.062Grupo Botequim. Patio Igreja. 10 Ago 2018
  • 10.08.18.021Maracatu Ventos de Ouro. Casa Preta. 10 Ago 2018
  • 10.8.18.006Bruna Barreto e Conv.. Lebowsky. 10 Ago 2018

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?