Salvador, 18 de May de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Sábado é Dia D da campanha de vacinação contra gripe
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 03 de Maio de 2019 14:17

Campanha_VacinacaoNeste sábado, 4 de maio, será o dia D da campanha de vacinação contra a gripe, lançada pelo Ministério da Saúde. A campanha vai até dia 31 de maio, mas o movimento nos postos de saúde de Salvador ainda é fraco.

Em todo o país, 58 milhões de pessoas devem ser imunizadas.

Na primeira fase da campanha, encerrada em 18 de abril, somente crianças de 6 meses até 6 anos incompletos, gestantes e puérperas puderam se vacinar. A vacinação foi aberta para o restante dos grupos de risco a partir do dia 22 último.

“A vacinação é uma responsabilidade de todos. Precisamos entender que a vacina é um direito das crianças e um dever dos pais e responsáveis. Em Salvador, o movimento continua fraco nos postos. Tomar vacina é rápido, fácil e gratuito. Nós nos protegemos e reduzimos o risco de transmitir o vírus da gripe para nossos familiares e amigos”, diz a presidente da Sociedade de Pneumologia da Bahia, Dra. Rosana Franco.

Ainda segundo a pneumologista, o imunizante demora de duas a três semanas para surtir efeito. Nesse meio-tempo, o risco de infecção se mantém em alta – daí por que aplicar a vacina o quanto antes.

Este ano, o início da campanha foi antecipado. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o motivo foi garantir uma imunização antes da chegada do inverno. Dessa forma, as pessoas garantem a proteção antes dos meses mais frios do ano, em que a circulação do vírus tende a ser maior. Ainda segundo o ministro, no próximo ano a ideia é antecipar ainda mais o começo da mobilização, pelo menos nos estados da região Sul, que devem começar a vacinar na primeira quinzena de março.

Conforme o Ministério da Saúde, quase 40 milhões de imunobiológicos já foram entregues. Esse número deve chegar até 63,7 milhões à medida que os estados forem atingindo suas metas. A mobilização vai até o dia 31 de maio e, durante ela, vão funcionar 41,8 mil postos de vacinação no país, com envolvimento de 196,5 mil pessoas e utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A meta é atingir 90% do público-alvo.

Influenza: comumente conhecida como gripe, é uma doença viral aguda, frequentemente caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 01 semana e os sintomas sistêmicos persistem por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma doença crônica possuem risco maior de desenvolver complicações devido à enfermidade.

. Transmissão: ocorre por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, mas também pode ocorrer por meio das mãos, que, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

. A Susceptibilidade: pessoas de todas as idades são susceptíveis à infecção pelo vírus da influenza. Alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, entre esses: gestantes, adultos com idade maior que sessenta anos, crianças com idade menor que cinco anos e indivíduos que apresentem doenças crônicas — especialmente doença respiratória crônica, cardiopatia, obesidade (IMC = 40), diabetes descompensada, síndrome de Down, imunossupressão e imunodepressão.

. Grupo com fator de risco para complicações: grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal); adultos = 60 anos; crianças <5 anos; população indígena; pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica como manifestação isolada); nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme); distúrbios metabólicos (incluindo diabetes mellitus descompensado); transtornos neurológicos que podem comprometer a função respiratória ou aumentar o risco de aspiração (disfunção cognitiva, lesões medulares, epilepsia, paralisia cerebral, Síndrome de Down e outras trissomias, atraso de desenvolvimento, AVC ou doenças neuromusculares); imunossupressão (incluindo medicamentosa ou pelo vírus da imunodeficiência humana);obesidade (Índice de Massa Corporal – IMC = 40 em adultos);indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico (risco de Síndrome de Reye).

. Vacinação: As vacinas influenza utilizadas em nosso país até 2014 eram trivalentes, contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B (linhagem Yamagata ou Victoria). As novas vacinas quadrivalentes, disponíveis na rede provada em nosso país desde 2015, contemplam, além dessas três, uma segunda cepa B e, portanto, suas duas linhagens: Yamagata e Victoria. Como as trivalentes, as vacinas quadrivalentes são inativadas e não possuem adjuvantes em sua composição, sendo seguras e imunogênicas. A única contraindicação para ambas as vacinas é reação de hipersensibilidade tipo anafilática a doses anteriores. Indivíduos com reação alérgica grave ao ovo devem ser avaliados individualmente. A SBI e a SBIm recomendam o uso preferencial, sempre que disponível, das vacinas quadrivalentes, pelo seu maior espectro de proteção. Porém, reforça que, na indisponibilidade do produto, a vacina trivalente deve ser utilizada de maneira rotineira, especialmente em grupos de maior risco para o desenvolvimento de formas graves da doença, mantendo a recomendação de vacinação universal.

. Orientações gerais: a lavagem de mãos com água e sabão e o uso do álcool em gel auxilia na prevenção da disseminação do vírus. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz com lenço ou antebraço. Evite tocar em boca, nariz e olhos; evite aglomerações e ambientes fechados e mantenha hábitos saudáveis com ingestão de líquidos e alimentação balanceada.

Materiais e sites sugeridos:

Influenza:

portalsaude.saude.gov.br/index.php/o ministerio/principal/secretarias/svs/influenza

Protocolo de tratamento de Influenza 2015:

ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/RESP/pdf/INFLU15_PROTOCOLO_ATUALIZADO.pdf

Boletins Epidemiológicos do Ministério da Saúde:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/situacao-epidemiologica-dados-influenza

Vacinação de Influenza Centers for Disease Control and Prevention(EUA):

http://www.cdc.gov/flu/professionals/vaccination/vax-summary.htm

http://www.who.int/influenza/en/

Isabela Ballalai, MD

Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações

Lessandra Michelim, MD, MSc, PhD

Presidente do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia

Marcelo Carneiro, MD, PhD

Presidente da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e

Epidemiologia Hospitalar

Fonte: A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), representada pelo seu Comitê de Imunizações e a Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-133Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-074Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-014Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-137Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-232Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-341Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0775Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1110Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1256Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1527Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?