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Desidratação: idosos são mais propensos ao problema no Verão
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Qui, 09 de Janeiro de 2020 00:29

Desidratacao_idososVocê já bebeu água hoje? O consumo da substância, que dentre outras funções, promove o equilíbrio térmico do corpo e transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células, muitas vezes é negligenciado. A médica clínica geral da Vitalmed, Diana Serra, explica que a ingestão de água é fundamental, sobretudo no Verão, para o bom funcionamento do organismo, principalmente no público idoso. Ela informa que, de um modo geral, em período de altas temperaturas, é visível um crescimento de ocorrências com este perfil.

Em pessoas com mais de 60 anos, a desidratação pode surgir com maior facilidade, uma vez que o problema está relacionado a pouca ingestão de líquido, como também associado ao uso de medicamentos que induzem o paciente a urinar mais vezes, a exemplo dos que fazem o controle da pressão arterial. Por isso, é importante estar atento. “Sensação de boca amarga, dores de cabeça e olhos pouco lacrimejantes podem indicar sinais de desidratação”, ressalta a médica, informando que ela, em estágio mais crítico, pode causar infecção urinária, pedras nos rins, constipação intestinal etc.

“Então, mesmo sem sentir sede, a ingestão média de água deve ser de um litro e meio a dois por dia. Outra opção é a água de coco, consumo de chás, sucos ou dar sabor à água, inserindo rodelas de fruta, como laranja e limão. Se ainda preferir, pode acrescentar ervas finas, como hortelã. Uma alimentação rica em fibras também ajuda no bom funcionamento do organismo”, sugere Diana Serra.

Dicas de como evitar a desidratação em idosos:

- Se você convive com um idoso, incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia, mesmo se ele não estiver com sede.

- Mantenha as bebidas que eles mais gostam próximas

- Evite copos grandes e cheios. Prefira copos pequenos e com pouca quantidade, várias vezes ao dia.

- Mantenha as bebidas em uma temperatura moderada, ou seja, nem quentes demais, nem geladas demais.

- Ofereça também alimentos ricos em líquidos como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés ou gelatinas.

- Se uma pessoa idosa apresentar sinais de desidratação, procure  imediatamente um profissional de saúde.

Desidratação na infância

As crianças também podem ser vítimas fáceis da desidratação. Assim como nos idosos, a ausência de água no organismo é o principal motivo, mas também não podem ser descartados outros fatores, como a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 10 e 16 horas. “Choro sem lágrima, boca seca, temperatura do corpo mais elevada, saliva muito espessa, urina muito concentrada e em menor quantidade são sinais do problema. Por isso, ao identificar os sintomas, os pais devem procurar um serviço médico. As precauções são similares às do público da terceira idade”, conclui Diana Serra.

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