Salvador, 04 de April de 2020
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Ameaça do Coronavírus torna limpeza doar condicionado ainda mais necessária
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 19 de Março de 2020 13:11

Ameaca_do_Coronavirus_torna_limpeza__air-conditionerA propagação do coronavírus em todo o mundo faz aumentar a necessidade de uma manutenção ainda mais rigorosa dos aparelhos de ar condicionado. A afirmação é do diretor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA/BA), Mauricio de Faria, lembrando que “o ar condicionado não é um vilão, mas pode se tornar um vilão se não estiver em dia com a manutenção, essencial para conter a propagação do coronavírus e outros vírus em ambientes domésticos, empresariais e hospitalares”.

Segundo informa Mauricio de Faria, o vírus, seja ele qual for, não tem como se locomover sozinho. Ou ele se propaga através do contato físico, das gotículas geradas por um espirro, da poeira em suspensão, ou ele precisa de um veículo que o transporte. “O ar condicionado pode ser este veículo se não tiver promovendo uma boa filtragem e apresentando condições de temperatura e umidade adequadas para que os vírus não consigam se propagar. A boa manutenção precisa envolver os filtros, serpentinas e dutos e deve ser feita por técnicos especializados”, observa.

A ABRAVA, desde que explodiu a questão do coronavírus, vem realizando palestras, difundindo vídeos e outros meios de divulgação para todos os públicos sobre a necessidade de inibir o ar condicionado como vetor de transmissão, mediante limpezas realizadas dentro dos prazos técnicos estabelecidos. No caso dos ambientes comerciais, industriais e hospitalares, as empresas (como escolas, hospitais, clínicas, hotéis, supermercados, restaurantes, lojas, shoppings center, etc) precisam cumprir a regulamentação específica do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), baseada na Lei 13.589/2018, que obriga a manutenção periódica dos aparelhos e sistemas de ar condicionados de acordo com parâmetros e condicionantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Da mesma forma que se combate a dengue evitando água parada, se combate o vírus fazendo uma boa manutenção dos aparelhos de ar condicionado, com o trabalho de empresas e técnicos especializados”, conclui Mauricio de Faria.

Conscientização

A importância da ABRAVA nesse processo de conscientização dos prestadores de serviços, engenheiros mecânicos e dos próprios usuários é uma das premissas da gestão da Associação. Como explica Maurício de Faria, a entidade sempre promove cursos, treinamentos e informes para os responsáveis pelos sistemas de ar condicionado, de forma a esclarecer dúvidas sobre a Lei e evidenciar a necessidade de revisões periódicas dos seus aparelhos. “O problema do ar condicionado não é o que você vê, mas o que você não vê”, diz ele, destacando os vários problemas de saúde decorrentes do uso inadequado e da falta de manutenção dos aparelhos.

“O ar condicionado é bom e faz bem, porém é necessário haver uma manutenção adequada, através do PMOC, sob responsabilidade de um engenheiro mecânico”, completa Mauricio de Faria, lembrando a obrigatoriedade de todas as empresas prestadoras de serviço em sistemas de ar condicionado apresentarem regularmente o PMOC e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), expedida pelo CREA.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.434Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.351Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.143Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.079Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.227Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.043Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?