Responsabilidade social: O Boticário transforma plástico reciclado para melhorar a estrutura de escolas em todo o Brasil |
Sex, 05 de Fevereiro de 2021 13:28 | |||
O Boticário sela um compromisso real e tangível com a responsabilidade socioambiental no Brasil. A partir de 2021, a marca desenvolverá espaços pedagógicos utilizando itens reciclados para fomentar a educação em 15 escolas públicas no país. Por meio de uma pesquisa em andamento via Instituto Grupo Boticário - que incentiva e promove o desenvolvimento social no Brasil através de projetos sociais e culturais - será possível identificar junto às instituições de ensino quais são as carências de equipamentos. Com o diagnóstico, a marca conseguirá direcionar estes espaços conforme a indicação necessária, como biblioteca, laboratório, sala de música/artes. Os espaços pedagógicos de 30m2, compostos por aproximadamente 2.2 toneladas de plástico reciclado, também recebem mobília interna feita a partir de materiais sustentáveis e serão entregues às escolas já prontos para uso. O projeto exigiu desenvolvimento de tecnologias para reciclagem de resíduos plásticos gerados pela indústria para a geração de matéria-prima segura e adequada às aplicações construtivas, seguindo todo o protocolo de segurança. O projeto segue a mesma tecnologia utilizada nas lojas sustentáveis - no final de 2020, a marca inaugurou sua primeira pop up sustentável, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Feita a partir de resíduos plásticos, o espaço é composto por até três toneladas de plástico reciclado - o equivalente a, aproximadamente, mais de 60 mil garrafas PET. A jornada de sustentabilidade do Boticário é um caminho que vem sendo trilhado há décadas, através de iniciativas que geram impacto positivo em toda a cadeia e sociedade, reforçando também a tomada de consciência sobre a importância da reciclagem. Criado em 2006, o Boti Recicla, seu programa de logística reversa, é atualmente o maior programa em pontos de coleta do país no segmento de beleza, com quase 4 mil pontos espalhados em 1.750 cidades brasileiras. Na Bahia, são mais de 300 locais de coleta de embalagens de cosméticos vazias, entre lojas e pontos de revendedor. *** Sobre Boti Recicla: Criado em 2006, Boti Recicla é atualmente o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do país no segmento de beleza, com quase 4 mil pontos espalhados em 1.750 cidades brasileiras. Nos bastidores, toda a rede de franqueados e força de vendas atuam em prol de um benefício coletivo, com cerca de 20 cooperativas homologadas e transportadoras parceiras. Sobre o Boticário O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e so?sticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis. Sobre o Instituto Grupo Boticário Criado em 2004, o Instituto Grupo Boticário oportuniza experiências que tenham um resultado positivo na sociedade. Nos últimos 5 anos, impactou mais de 18 milhões de pessoas em todo o país. Nossa atuação abrange a realização e patrocínios de projetos sociais, culturais e de fomento ao empreendedorismo de impacto social, além da gestão de espaços culturais. Fazemos isso porque acreditamos que por meio das nossas iniciativas promovemos o desenvolvimento social que inspira atitudes positivas no mundo ao nosso redor. Para o Instituto Grupo Boticário, beleza é fazer parte.
|
Agenda |
Aldeia Nagô |
Capa |