Recicladoras(es), não sois máquinas, senhores da Inteligência Artificial e da Robótica é que sois! Por Rilton Primo
Eis uma inovação tecnológica de seleção de materiais recicláveis:
Inteligência Artificial + Robótica + Scanner, separando itens eficientemente. (Cf. https://lnkd.in/dsMXJKmq).
Será que já temos isto implantado ao menos nas principais unidades de reciclagem da Bahia e do Brasil?
Nos dedicamos a este tema de 2010 a 2018, testemunhando em campo avanços paulatinos e dando conhecimento público dos mesmos através de livro, artigos e capítulos de livros. No entanto, o gargalo de serem poucos os compradores de materiais reciclados (mercado oligopsônico) segue ditando preços e restringido a melhoria das condições de trabalho e renda dos recicladores no país inteiro.
O economista Rui Costa, então Secretário da Casa Civil de Jaques Wagner, ao tomar conhecimento das condições manuais e desumanas, nestas esteiras de seleção, não foi indiferente, pelo contrário.
Em reuniões da Superintendência de Economia Solidária (Sesol) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a Direção Executiva do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), na Governadoria, percebemos que na Casa Civil baiana havia sim, um humanista intransigente, que não apenas se tornaria Governador, mas novamente titular da Casa Civil, desta vez Federal.
Que tal tornar, mais uma vez, este “dever de casa”, um assunto das Casas Civis da República Federativa como um todo, em especial a de Costa?
E, aos que se preocupam com o desemprego que esta automação pode gerar, recordamos, como esclareceu Prof. Mangabeira Unger: isto depende. Depende do arranjo institucional, forma do mercado e modelos de propriedade. E concluiu: “Nenhum homem deve realizar o trabalho que pode ser feito por uma máquina”. Nossa singularidade, sublinhou, está na capacidade de realizar processos que não são passíveis de repetição mecânica ou algorítmica. Isto é sobremodo contundente nas esferas produtivas insalubres e bestiais.
Rilton Primo
Economista | Ceala
www.ceala.org