Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
A Mulher na Capoeira: desafios e superação
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 03 de Março de 2023 00:08

A_Mulher_na_CapoeiraNo sábado de 11 de março, três dias após o Dia Internacional da Mulher, acontece na Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n) um evento que propõe reflexões sobre as potencialidades e desafios da mulher no espaço ancestral (e também, infelizmente, muitas vezes machista) da Capoeira. Trata-se do encontro CONVERSAS DE MALUNGAS E MALUNGOS, que traz como tema “A Mulher na Capoeira: desafios e superação”. Como palestrantes, estão confirmadas as presenças de Mestra GisaMestra NaniMestra NzingaMestra Patrícia, com a mediação de Mestre Tyko Kamaleão. Além da troca de ensinamentos e filosofias de vida, o encontro promete também muita cantoria de ladainhas e corridos. O evento começa às 15h e a entrada é franca.

Esse encontro inaugura o projeto “Malungas e Malungos na Capoeira do Intuitivo”, com uma série de onze eventos gratuitos voltados para capoeiristas e para o público em geral. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de CulturaSecretaria da FazendaSecretaria de Cultura da Bahia.

CAPOEIRA DO INTUITIVO, método desenvolvido por Mestre Tyko Kamaleão, possibilita a qualquer pessoa vivenciar a arte ancestral da capoeira, mesmo pessoas que nunca praticaram, inclusive Terceira Idade e Pessoas com Deficiência. Baseada na tradição oral, musicalidade e expressão corporal da capoeira, é um mergulho na História do Brasil que possibilita aos participantes serem protagonistas e reconstrutores da história, tecendo cada um a sua interpretação intuitiva da capoeira. Essa proposta será desenvolvida durante 6 meses, em sete Oficinas Integradas, alternadas com duas Conversas de Malungas e Malungos e duas Rodas Especiais, em eventos realizados na Casa da Música (SECULT) e na orla de Salvador, além de vídeos na Internet.

A palavra “Malungo” deriva do idioma africano kikongo, que tem “m'alungu”, como contração de “mualungu” - locativo para "no barco", "no navio". Por extensão, na gíria falada pelos negros brasileiros durante a escravidão, “malungo” passou a designar "companheiro", pessoa da mesma condição. No contexto da Capoeira do Intuitivo, o substantivo masculino “Malungo” é precedido por sua versão feminina, “Malunga”, e expressa o significado profundamente metafórico de “companheiros de jornada que se encontram no mesmo barco”. Compreendendo esse “barco” como o planeta Terra, segue-se que a expressão “Malungas e Malungos” proposta por Mestre Tyko Kamaleão visa considerar a cada um e a todos os seres humanos como irmãs e irmãos.

Confira a programação do projeto:

1) CONVERSAS DE MALUNGAS E MALUNGOS: “A Mulher na Capoeira: desafios e superação” - encontro de mestras e mestres de capoeira e convidados especiais para trocar ensinamentos, reflexões, filosofias de vida e muita cantoria.

Palestrantes: Mestra Gisa, Mestra Nani, Mestra Nzinga e Mestra Patrícia.

Mediador: Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 11/03/2023 (sábado), às 15h.

2) Oficina CAPOEIRA DO INTUITIVO - vivências e dinâmicas lúdicas para todos os públicos. Ao final cada participante é convidado a falar da sua experiência para o grupo, finalizando com uma apresentação de capoeiristas convidados.

Facilitador: Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 25/03/2023 (sábado), às 15h.

3) Oficina INTELIGÊNCIA CORPORAL NA CAPOEIRA - voltada para capoeiristas profissionais, a partir das práticas da Antiginástica de Therese Bertherat.

Facilitadores: Letícia Falleiro (Fisioterapeuta) e Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 08/04/2023 (sábado), às 15h.

4) Oficina DESCOLONIZAÇÃO DO CORPO - através da linguagem corporal da Capoeira, que expressa a liberdade como elemento fundador, a oficina propõe trabalhos de respiração e aterramento, visando a descolonização da escravidão contemporânea internalizada no corpo.

Facilitadores: Jaqueline Vitoriano (Mestra em Psicologia) e Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 29/04/2023 (sábado), às 15h.

5) RODA ANCESTRAL DA CAPOEIRA - em celebração à ancestralidade, essa roda de capoeira realizada no Dia de Saraswati, que na cosmogonia hindu representa a sabedoria, as artes e a música.

Local: Praça Mestre Bozó Preto (Largo das Baianas), em Amaralina.

Data e hora: 16/05/23 (terça-feira), às 18h.

6) Oficina CAPOEIRA E TEATRO - a contracena na roda de Capoeira, através de jogos lúdicos e provocações cênicas criando um diálogo entre os personagens/indivíduos que compõem uma roda de capoeira.

Facilitadores: Marcos Sampaio (Professor de Teatro) e Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 27/05/2023 (sábado), às 15h.

7) CONVERSAS DE MALUNGAS E MALUNGOS: “Encontro de Cantadores”

Palestrantes: Mestre Aberrê, Mestre Guga, Mestre Massapê e Mestre Neguinho.

Mediador: Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 17/06/2023 (sábado), às 15h.

8) Oficina CAPOTERAPIA COMUNITÁRIA - roda de Terapia Comunitária Integrativa em sinergia com a Capoeira do Intuitivo, em encontro experimental trabalhando as etapas: acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização, rituais de agregação e conotação positiva, avaliação.

Facilitadores: Deângela Fernandes (Terapeuta Comunitária) e Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 01/07/2023 (sábado), às 15h.

9) Oficina CAPOEIRA E DANÇA AFRO-BRASILEIRA - oficina teórica e prática sobre a convergência de movimentos na Capoeira e nas Danças Afro-brasileiras, dois saberes herdados dos ancestrais por meio da tradição oral.

Facilitadores: Giselia Santos Pereira Conceição (Dançarina, Coreógrafa e Professora) e Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 15/07/2023 (sábado), às 15h.

10) RODA DA LUA CHEIA - roda realizada no Mirante da Sereia de Itapuã, na noite de plenilúnio, em conexão com a natureza e a espiritualidade.

Local: Mirante da Sereia, na Praia de Itapuã.

Data e hora: 01/08/23 (terça-feira), às 18h.

11) Oficina CAPOEIRA INCLUSIVA - finalizando as oficinas integradas e encerrando o projeto, uma vivência da Capoeira do Intuitivo voltada especificamente para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Facilitador: Mestre Tyko Kamaleão.

Local: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n).

Data e hora: 12/08/2023 (sábado), às 15h.

Cada um dos onze eventos terá um vídeo de registro, que será divulgado na Internet, de forma a multiplicar a visibilidade e o impacto positivo das ações do projeto.

Mestre Tyko Kamaleão foi agraciado com os prêmios Berimbau de Ouro 2016Notório Saber 2018, em reconhecimento a uma vida dedicada à capoeira, com um destacado trabalho social de formação de capoeiristas em áreas de vulnerabilidade social, além do inovador trabalho reconhecido internacionalmente, como nas oficinas de capoeira ministradas na St. George's University no Caribe em 2005. Mestre Tyko Kamaleão é o criador de um estilo único, que aplica o milenar oráculo chinês do I Ching, o Livro das Mutações, aos fundamentos de uma capoeiragem que bebe tanto das raízes da Angola quanto das inovações da Regional. O lema de sua Casa Clandestina de Capoeira Mutações sintetiza bem: “A vida é Mutações: venha de onde vier, que venha em paz!” No alvorecer do terceiro milênio, quando o mundo enfrenta tantos graves conflitos, é benfazeja e renovadora a proposta de uma Capoeira que se percebe como instrumento de Paz e de evolução do indivíduo e do coletivo.

Instagram:

https://www.instagram.com/capoeiradointuitivo

Facebook:

https://www.facebook.com/capoeiradointuitivo

YouTube:

https://www.youtube.com/@capoeiradointuitivo

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-109Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-048Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-036Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-179Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-246Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-316Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0896Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1127Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1422Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1522Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?