Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Bairros da periferia recebem mostras Corra pro Abraço
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 10 de Fevereiro de 2020 15:16

MOSTRA_CORRA_Audiovisual_NORDESTE_-_divulgao_2Os dias 11 e 12 de fevereiro (terça e quarta-feira) prometem ser agitados em alguns bairros da periferia de Salvador. Os jovens participantes do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia (SJDHDS), executado pela CIPÓ – Comunicação Interativa, promovem ações culturais em suas comunidades de origem como resultado do processo formativo viabilizado pelo programa.

A cada quatro meses, as oficinas de linguagem do programa são oferecidas em um novo território e, ao final delas, os jovens são orientados na produção das mostras de fotografia, vídeo, design e produção cultural. Neste mês de fevereiro, a programação apresenta a Mostra Afro Model, na Fazenda Coutos e a Bora Vê, no Nordeste de Amaralina – no dia 11; e no dia 12, a Ocupação Fotográfica Foco na Juventude, em Plataforma, e o Festival Melanina Cultural e Outros Carnavais, no Beiru.

“A cada fechamento de ciclo das formações desenvolvidas junto com os jovens que são acompanhados pelo Programa Corra pro Abraço, temos a certeza que nossa juventude tem um potencial enorme e que o nosso desafio é construirmos juntos com eles pontes para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário”, defende Emanuelle Silva, Diretora de Prevenção e Redução de Danos da SJDHDS.

Para Leandro Vilas, coordenador da CIPÓ e supervisor do Corra pro Abraço Juventude, além de colaborar na construção de sentidos para a vida de pessoas socialmente vulneráveis, as oficinas são espaço de expressão e ressignificação de suas vivências. Todo o potencial criativo, dinâmico e mobilizador dos jovens vêm à tona, ao mesmo tempo em que emergem questões ligadas às violências e conflitos sofridos em seu cotidiano, em enfrentamentos comunitários e familiares. “Mais do que ensinar técnicas e práticas profissionais, o programa busca colaborar na construção de novas concepções e percepções de seus integrantes sobre si próprios e suas capacidades”, conclui Vilas.

Programação 

  • 11/02 – Fazenda Coutos

Mostra Afro Model Espaço Bahá’í, das 15h às 17h

A mostra Afro Model é resultado de 4 meses de oficina em Design têxtil em que a turma de Fazenda Coutos capacitou-se para a produção de tecido por meio da técnica de tear, estamparia com carimbos e estêncil feitos a partir da reciclagem de materiais e coloração com pigmentos orgânicos. Cores e formas geométricas de influência afroindígena estampam bolsas, carteiras, pochetes e roupas produzidas pela turma. A mostra contará com um desfile, exposição dos processos criativos e uma oficina de estamparia ministrada pelos próprios jovens.

  • 11/02 – Boqueirão (Nordeste de Amaralina)

Mostra Bora VêQuadra do Boqueirão, às 17h30

A mostra de vídeo Bora vê é resultado da formação em audiovisual dos jovens da comunidade do Boqueirão, no território do Nordeste de Amaralina. Dentre as produções apresentadas estão o curta de ficção Carolina e o documentário Maternidade Real, além do lançamento do canal Chegue Junto, transmitido via youtube. No primeiro filme, Carolina é uma jovem negra que mora na comunidade do Nordeste de Amaralina, ela sonha em fazer uma faculdade e ajudar sua família. Para isso, ela vende geladinho nas ruas do bairro, onde será surpreendida por uma forte paixão. Em Maternidade Real, jovens mães relatam suas experiências e vivências de juventude e as mudanças na vida após a maternidade. Um papo real sobre responsabilidade, afetos, sonhos, limitações e desafios no processo de tornar-se mãe. Chegue Junto é um canal que surge com a ideia de criar um espaço na internet para abordar temas relevantes para a juventude do Nordeste de Amaralina.

  • 12/02 – Plataforma

Ocupação Fotográfica Foco na JuventudePraça São Brás, das 9h às 17h

A Ocupação fotográfica Foco na Juventude tem como objetivo retratar o cotidiano dos jovens da comunidade de Plataforma e adjacências, falando de suas localidades e seus modos de viver. Inspirados pelos termos “juventude” e “redução de danos”, os jovens retratam seus sonhos, desafios, tristezas e alegrias. Os visitantes da ocupação vão poder transitar entre as imagens, que estarão penduradas em formato móbile, e utilizar alguns dos objetos cênicos utilizados no processo de construção de algumas fotografias.

  • 12/02 – Beiru

Festival Melanina Cultural e Outros Carnavais 

Praça do Centro Comunitário (Arenoso), das 14h às 17h

O Melanina Cultural e Outros Carnavais é um festival de artes produzido pelos alunos da formação em Produção Cultural. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos grupos e artistas do território do Beiru e dar destaque a outros olhares sobre o carnaval a partir das produções de arte e cultura da juventude negra local. O Festival busca evidenciar as potências e contradições sociais no contexto do carnaval e convocar o público à reflexão sobre a participação e presença do povo negro nos circuitos oficiais da festa em Salvador. A programação conta com cortejo do Afro Tum Tum (percussão); Edson Sales; Batalha de Rap com os MC’s Aure (Arenoso), DaB (Mata Escura), Errejota (Narandiba), Lorran (Mata Escura), Negro Roh (Beiru), Flag (Mata Escura), Vinicius (Beiru), França (Mata Escura), e o DJ Carcará, nos beats; Rádio Zeferina Beiru; The Impact; Licença pra chegar (Rap); Black Dance (brega funk), além de microfone aberto aos presentes.

Corra pro Abraço

As fotografias, vídeos, peças de design e o festival que compõem as mostras são produções de 160 jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, seja pelo território em que vivem, pela cor de sua pele, pela baixa escolaridade ou pela não inserção no mundo do trabalho. A ideia é utilizar arte, cultura e comunicação para que os integrantes possam construir e disseminar novas narrativas sobre suas comunidades, seus corpos, subjetividades e identidades de gênero e de raça.

Em paralelo às formações nas diferentes linguagens da comunicação e à imersão em cultura e tecnologia, os jovens participam de oficinas de desenvolvimento pessoal e social, onde são estimulados a refletirem sobre seus projetos de vida. Eles participam ainda de atividades de Redução de Riscos e Danos e recebem orientação jurídica, além de suporte no acesso à rede pública de atenção e cuidado.

Serviço:

Mostras Corra Pro Abraço Juventude – Fevereiro 2020

Entrada livre - Gratuito

  • 11/02 – Mostra Afro Model

Fazenda Coutos – Espaço Bahá’í, das 15h às 17h

  • 11/02 – Mostra Bora Vê

Boqueirão (Nordeste de Amaralina) – Quadra do Boqueirão, às 17h30

  • 12/02 – Ocupação Fotográfica Foco na Juventude

Plataforma – Praça São Brás, das 9h às 17h

  • 12/02 – Festival Melanina Cultural e Outros Carnavais

Beiru – Praça do Centro Comunitário (Arenoso), das 14h às 17h

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-098Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-036Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-038Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-179Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-258Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-324Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0798Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1173Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1281Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1648Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?